Geral

Instituída comissão para coordenar ações do bicentenário de emancipação

17/09/2015
Instituída comissão para coordenar ações do bicentenário de emancipação
Governador Renan Filho nomeou comissão que formulará trabalhos com vistas ao bicentenário. (Márcio Ferreira)

Governador Renan Filho nomeou comissão que formulará trabalhos com vistas ao bicentenário. (Márcio Ferreira)

O governador Renan Filho instituiu, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado uma comissão mista especial para coordenar as ações relacionadas ao Bicentenário de Emancipação Política de Alagoas, comemorado em 2017. Até lá, o chefe do Poder Executivo pretende erradicar a pobreza no Estado. O decreto foi publicado na quarta-feira, 16, dia que Alagoas comemorou os 198 anos de sua emancipação política de Pernambuco.

De acordo com a publicação, Renan Filho considera a importância histórica e cultural que representa para o povo alagoano o marco da emancipação política, que se constitui como um dos objetivos fundamentais do estado dar proteção aos valores e ao patrimônio cultural, preservando os bens de natureza material e imaterial referenciados à identidade e à memória dos diferentes grupos da sociedade.

Ainda segundo o decreto, a comissão deve realizar estudos e propor ao governador do Estado ações a serem desenvolvidas sob o marco dos 200 anos. A comissão terá que apresentar um relatório ao governador Renan Filho com estudos e propostas no prazo de 120 dias, sendo instalada no prazo de 15 dias, a contar da publicação.

O coordenador da comissão é o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, e em seus eventuais impedimentos, o secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins. A comissão mista especial será formada pelos seguintes membros: secretário-chefe do Gabinete Civil; secretário de Estado da Comunicação; secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas; secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa; reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos, além de representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) e da Academia Alagoana de Letras.

O coordenador da comissão designará os representantes, após o recebimento das respectivas indicações. Os membros da comissão mista especial não vão receber qualquer tipo de remuneração, sendo considerada como de serviço relevante prestado ao Estado.

 

Erradicação da pobreza até 2017

Durante um encontro com a presidente Dilma Russeff em Pernambuco, no dia 20 de agosto, Renan Filho, citou a fala de apelo, que é, segundo ele, “de humildade completa”, em virtude da crise econômica sentida por todos os estados, inclusive Alagoas.

De acordo com o governador, o apoio do governo federal é fundamental para erradicar a pobreza do estado até 2017 – ano do bicentenário de emancipação política.

Durante sua diplomação eleitoral, em dezembro de 2014, Renan Filho já pontuava tal missão diante do povo de Alagoas. Ele fez, naquele momento, um chamamento à sociedade de união em prol dos interesses dos alagoanos “por uma nova emancipação, uma emancipação da estagnação social e da pobreza”.