Cidades
Arapiraca atinge 101% de vacinação contra a poliomielite
O município arapiraquense ultrapassou a meta de 95,23% estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) para combater a poliomielite.
A cobertura ocorreu nas Unidades Básica de Saúde (UBS) encarando 101% de crianças vacinadas nos últimos meses. O período de prevenção terminou nesta quinta-feira (10).
Segundo Ana Lúcia Alves, coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a estimativa era alcançar um público de 16.378 crianças.
“Acabamos por atingir a meta e ultrapassá-la devido à demanda espontânea. É muito importante essa conscientização da população em levar seus filhos e filhas para os postos de saúde para o combate à pólio”, diz ela, ressaltando o trabalho das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do município e das 36 UBS.
A doença causada pelo poliovírus pode causar paralisia infantil. Ele entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral