Cidades
Arapiraca atinge 101% de vacinação contra a poliomielite

O município arapiraquense ultrapassou a meta de 95,23% estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) para combater a poliomielite.
A cobertura ocorreu nas Unidades Básica de Saúde (UBS) encarando 101% de crianças vacinadas nos últimos meses. O período de prevenção terminou nesta quinta-feira (10).
Segundo Ana Lúcia Alves, coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a estimativa era alcançar um público de 16.378 crianças.
“Acabamos por atingir a meta e ultrapassá-la devido à demanda espontânea. É muito importante essa conscientização da população em levar seus filhos e filhas para os postos de saúde para o combate à pólio”, diz ela, ressaltando o trabalho das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do município e das 36 UBS.
A doença causada pelo poliovírus pode causar paralisia infantil. Ele entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores.
Mais lidas
-
1
Com vista para o STF: casal é filmado transando no Panteão da Pátria
-
2TRANSPORTE URBANO
99 Moto fora do mapa em Palmeira dos Índios: aplicativo não reconhece cidade entre as atendidas em Alagoas
-
3GESTO HERÓICO
Criança de 11 anos salva primo, de 5, de manada de bois em Palmeira dos Índios
-
4SAÚDE
Fim da Central de Marcação é vitória da população e corrige erro grave da prefeitura na Saúde em Palmeira
-
5EDUCAÇÃO
Inep divulga resultado de pedidos de isenção para o Enem 2025