Cidades

Maceió: SMTT moderniza organização dos transportes públicos

14/09/2015
Maceió: SMTT moderniza organização dos transportes públicos
Ascom SMTT

Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) possui, desde 2014, uma parceria com a empresa alagoana ZUQ. A união tem fornecido ao órgão os serviços de planejamento, gestão de frota e operação de transporte público. A ZUQ funciona na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e também possui um projeto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com a assessora especial de Transportes Urbanos da SMTT, Fernanda Cortez, o ganho trazido pela parceria é a melhora no fluxo de dados e informações. “Buscando a modernização tecnológica do sistema de planejamento e gestão do órgão trazemos todas as ferramentas possíveis para que os dados e informações referentes ao setor de transportes estejam acessíveis e organizadas para podermos trabalhar com o planejamento e análise dessas informações”, explica.

Os sócios-fundadores da empresa ZUQ, Márcio Aguiar e Willy Tiengo, já apresentaram uma análise de dados coletados desde dezembro de 2014 durante reuniões realizadas no decorrer deste ano com o corpo técnico da SMTT, responsável pelo planejamento dos transportes públicos da cidade. Além da análise, foram discutidos também os critérios preliminares para análise do planejamento e melhoria contínua da ferramenta.

Conforme detalhado por Cortez, o projeto da ZUQ com o CNPq tem por objetivo desenvolver uma ferramenta semi-automatizada de apoio à otimização do planejamento do sistema de transporte público de passageiros. “Antes havia uma saída de, no máximo, um processo por dia.Com a ferramenta, uma média de cinco processos dão entrada somente no primeiro período da manhã, uma vez que a simulação de troca de linha e mudança de itinerário operada pelo sistema agiliza muito o trabalho”, relata.

Com as informações atualizadas fornecidas pela empresa, a exemplo da localização e a distância entre as paradas de ônibus, a SMTT poderá reavaliar e melhorar o sistema de transportes públicos para atender com mais eficiência as demandas dos seus usuários.