Geral

Sesau vai ampliar e reestruturar Hospitais de Pequeno Porte em Alagoas

04/09/2015
Sesau vai ampliar e reestruturar Hospitais de Pequeno Porte em Alagoas
Hospital de Pequeno Porte no município de Água Branca também será reestruturado (Foto: Carla Cleto)

Hospital de Pequeno Porte no município de Água Branca também será reestruturado (Foto: Carla Cleto)

Como parte do Projeto de Regionalização dos Serviços de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai reestruturar e ampliar os Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) do interior de Alagoas.

De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde, Lorella Chiappetta, foram realizados estudos para identificar a real necessidade de cada região de Alagoas. “Com o levantamento técnico realizado pela Sesau, é possível averiguar que perfil de atendimento atende melhor a região”, explicou.

Lorella Chiappeta ressaltou que todas as decisões referentes a mudanças de perfis das unidades de saúde passam por reuniões colegiadas entre os gestores regionais e do Estado, a exemplo da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Comissão Intergestores Regional (CIR).

“A gestão estadual de saúde atua de forma democrática, com a participação de gestores e técnicos regionais. Essa linha de atuação favorece a construção de políticas públicas coerentes com os desafios enfrentados por cada município”, destacou.

HPPs

São considerados Hospitais de Pequeno Porte aqueles com menos de 50 leitos. A superintendente Lorella Chiappetta afirmou que, inicialmente, serão ampliados e readaptados os hospitais de Porto Calvo, União dos Palmares, Viçosa e Delmiro Gouveia.

“Essas unidades estão em regiões que apresentam dificuldades assistenciais, além de serem pontos de referência importantes para os habitantes de municípios vizinhos”, ressaltou.

Lorella destacou, ainda, que o processo de regionalização dos serviços de saúde diminui o excesso de demanda em grandes centros de referência como o Hospital Geral do Estado (HGE) e Unidade de Emergência do Agreste (UEA) e amplia o conforto e bem estar dos pacientes, que podem contar com assistência mais próxima de suas localidades.