Geral
CAVIDA realiza ação para conscientizar população sobre o suicídio
No próximo dia 10 de setembro – Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio -, o Centro de Amor a Vida (CAVIDA), uma Organização Não Governamental (ONG), realiza uma ação social. O objetivo é conscientizar a população sobre as questões que envolvem o suicídio.
A ação será realizada em parceria com a Agência Quinze e a Cruz Vermelha em diversos bairros da cidade. Uma equipe de voluntários estará conversando e esclarecendo sobre as diversas formas de prevenção e como podemos ajudar uma pessoa em risco de cometer suicídio.
Discutir sobre suicídio ainda é um tabu. A cada 40 segundos morre uma pessoa por este comportamento no mundo e a cada três segundos um indivíduo tenta pôr fim a própria vida, comentou a presidente da ONG, Wilzacler Rosa.
Segundo ela, em Alagoas, os índices crescem assustadoramente. O que a maioria das pessoas não sabe, é que este comportamento pode ser evitado, destacou a presidente da ONG, destacou.
A falta de informação e o preconceito ainda são um dos maiores obstáculos na luta pela prevenção. Muitos acreditam que ao falar sobre o tema, estarão dando ideia ou influenciando pessoas para o ato. No dia a dia, tem sido comum ouvirmos comentários do tipo: “Quem quer tirar a vida não demonstra”; “Quem tem este comportamento é louco ou quer apenas chamar atenção”… Isso não é verdade, comentou.
De acordo com a presidente da ONG, já é comprovado cientificamente que estas crenças são errôneas e com base nesta perspectiva a Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) lançou o movimento Setembro Amarelo, que tem como objetivo principal a abertura de espaços para discussões e reflexões acerca do tema, além de propor que os locais públicos sejam sinalizados com faixas ou símbolos amarelos.
Em Arapiraca – Na cidade de Arapiraca, nos dias 8 e 9 de setembro, a ONG CAVIDA em parceria com o Projeto João Lucas, estarão desenvolvendo oito palestras em escolas públicas, tendo como objetivo formar multiplicadores de informações, que oferecerão apoio as pessoas que estejam em processo de luto ou em situações de vulnerabilidade.
Convocamos a população alagoana, para na semana do 10 de setembro, abraçar a causa, utilizando um laço amarelo, uma camisa amarela ou a mudança dos perfis nas redes sociais pelos símbolos de apoio a prevenção do suicídio.
Sobre a ONG CAVIDA
É uma associação sem fins lucrativos, fundada no dia 2 de abril de 2012, tendo dentre seus objetivos, desenvolver estratégias de prevenção e posvenção do suicídio na cidade de Maceió, embora atenda também pessoas de outros municípios.
Todo serviço é mantido através de doações e por uma equipe de 14 voluntários (dos quais 11 psicólogos), que oferecem atendimento gratuito, além de desenvolver, palestras, cursos e ações sociais.
A sede do CAVIDA esta localizada na Rua Walter Ananias, nº 341, no bairro do Jaraguá. Telefones de contato 3326-2774 e para as pessoas que desejam conhecer um pouco mais sobre os trabalhos da ONG, podem acessar:www.projetocavida.blogspot.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais