Geral

Turismo e Saúde saem ganhando com esgotamento sanitário em Piaçabuçu

28/08/2015
Turismo e Saúde saem ganhando com esgotamento sanitário em Piaçabuçu
Secretária Aparecida Machado e a pasta que ela comanda serão responsáveis pela fiscalização da obra. (Foto: Márcio Ferreira)

Secretária Aparecida Machado e a pasta que ela comanda serão responsáveis pela fiscalização da obra. (Foto: Márcio Ferreira)

Reafirmando o compromisso de investimentos na área de saneamento, foi assinada nesta quarta-feira, 26, a ordem de serviço para a obra de esgotamento sanitário do município de Piaçabuçu. A obra beneficiará toda a zona urbana do município ribeirinho. Lá não há qualquer esgotamento sanitário com estação de tratamento. A iniciativa vem para dinamizar a economia local, assegurar esgoto tratado, protegendo o meio ambiente e as belezas naturais do Sul de Alagoas.

Piaçabuçu que é conhecido por suas belezas naturais e receberá mais um incremento na economia com essa obra. Segundo Luciano Chagas, superintendente da Codevasf em Alagoas, isso só é possível através da grande parceria que o órgão tem com o Governo do Estado.

“A equipe do Governo é extremamente competente e comprometida. Essa obra traz benefícios para a saúde da população, diminuindo as doenças ocasionadas pela falta de tratamento de esgoto. O turismo é incrementado, aumentado as possibilidades de investimentos, gerando mais emprego e renda”, destacou o superintendente da Codevasf.

Em paralelo, a secretária de Estado da Infraestrutura anunciou o plano de esgotamento sanitário que está sendo desenvolvido pela pasta estadual, no sentindo de atender o maior número de municípios e bairros de Maceió.

“Sempre ouvimos dizer que obras de abastecimento de água e esgoto não interessam os gestores públicos, porque não são obras visíveis para a população. Estamos quebrando esse mito anunciando o plano para as obras de saneamento que terão mais de R$ 1 bilhão em investimentos”, ressaltou Aparecida Machado, secretária de Estado da Infraestrutura.

As obras, conforme disse a secretária, causam alguns incômodos a população devido a interdição de ruas e abertura de buracos.

“Pedimos um pouco de paciência aos moradores da região e que vejam como uma obra que trará benefícios a longo prazo e melhoria na qualidade de vida, ao mesmo tempo que, solicitamos a construtora que o trabalho seja realizado com menos impacto possível”, complementou Aparecida Machado.

A obra é realizada através de um convênio com o Ministério das Cidades, via Codevasf, que tem por objetivo a revitalização do Rio São Francisco, sendo a companhia responsável pelo repasse do recurso e órgão fiscalizador da aplicação. A Seinfra, por sua vez, será responsável por fiscalizar o andamento e qualidade dos serviços.