Geral

Seminário sobre fiscalização ambiental acontece em setembro, em Penedo

27/08/2015
Seminário sobre fiscalização ambiental acontece em setembro, em Penedo
Instituições vão unir forças para proteger ecossistemas locais. (Foto: Ailton Cruz)

Instituições vão unir forças para proteger ecossistemas locais. (Foto: Ailton Cruz)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o instituto do Meio Ambiente (IMA) promovem nos dias 2 e 3 de setembro, o primeiro Seminário de Regularização e Fiscalização Ambiental do Baixo São Francisco, em Penedo.

O trabalho pretende reiterar que a questão é fundamental na elaboração de projetos relacionados à infraestrutura para o desenvolvimento da região. O seminário tratará de temas a exemplo do processo de licenciamento ambiental, outorgas de água na bacia hidrográfica do São Francisco e a construção de termos de referência em projetos ambientais.

De acordo com o cronograma, as atividades ocorrerão em dois locais, sendo que na quarta-feira (2), às 8h30, será realizada a abertura do evento e o desenvolvimento das atividades na Casa da Aposentadoria no Centro Histórico de Penedo. Na quarta-feira (3), o evento tem continuidade no auditório da Codevasf, no bairro Santa Luzia.

Segundo o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, Pedro Melo, o seminário tem como público alvo os técnicos que atuam no meio ambiente nos cinquenta municípios da área de atuação da companhia em Alagoas.

“Com este evento, esperamos atingir o público de técnicos que atuam na área ambiental e melhorar a qualidade dos projetos, evitando que, ao serem analisados pelos órgãos ambientais, sejam encontradas falhas que levem a exigência de condicionantes. Isso resultará também numa maior qualidade ambiental desses projetos que focam no desenvolvimento regional”, explicou Melo.

Atuação e inscrições

A Semarh, junto a Codevasf e o IMA estão atuando em diversas ações no Baixo São Francisco alagoano, a exemplo do monitoramento ambiental em bacias hidrográficas, recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento regional sustentável do chamado “Pantanal Alagoano”, além da área de proteção ambiental da Marituba do Peixe, entre os municípios de Penedo, Feliz Deserto, Piaçabuçu e Coruripe.

As inscrições para o Seminário de Regularização e Fiscalização Ambiental do Baixo São Francisco serão realizadas na abertura do evento na Casa da Aposentadoria, no Centro Histórico de Penedo, na terça-feira.