Geral

Imprensa conhece ações, projetos e perspectivas para a agricultura alagoana

25/08/2015
Imprensa conhece ações, projetos e perspectivas para a agricultura alagoana
O secretário de Estado a Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, ao lado de integrantes da Pasta, fez uma apresentação dos resultados alcançados pelo setor em Alagoas e perspectivas no ano de 2015 (Foto: Petrônio Viana)

O secretário de Estado a Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, ao lado de integrantes da Pasta, fez uma apresentação dos resultados alcançados pelo setor em Alagoas e perspectivas no ano de 2015 (Foto: Petrônio Viana)

Na manhã desta segunda-feira (24), o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, esteve reunido com representantes de todos os segmentos da imprensa no primeiro encontro “Café, Gestão e Notícias”, onde apresentou um panorama das ações, parcerias, projetos e perspectivas para a agricultura alagoana no ano de 2015.
Ao lado do deputado federal Maurício Quintela, do superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Alagoas, Elizeu Rêgo, e do delegado adjunto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Edler Pita, e do presidente da Agência de Inspeção e Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal), Marcelo Lima, Vasconcelos abordou durante a conversa temas como o programa de grãos, distribuição de sementes, regularização de matadouros públicos, investimentos no Canal do Sertão e incentivos fiscais para segmentos produtivos estratégicos.
De acordo com o secretário de Agricultura, a região do Semiárido é um dos principais focos de ação do Governo do Estado na área da agricultura. “Nossa intenção é promover uma verdadeira transformação naquela região, levando água a todos os pequenos produtores rurais do Semiárido para que ele tenha o mesmo direito de quem mora nas cidades. O governador Renan Filho se preocupa com uma distribuição melhor da água em Alagoas, que fará com que possamos aumentar nossa produção rural, melhorando as condições de vida do homem do campo e fazendo com que ele permaneça na sua terra”, disse Vasconcelos.
Os jornalistas presentes ao encontro ouviram ainda as apresentações dos superintendentes de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, sobre o aumento na produção de grãos e as melhorias genéticas no rebanho leiteiro de Alagoas; de Inclusão Produtiva, Israel Moura, sobre o Programa do Leite e o fortalecimento da ovinocaprinocultura, avicultura e apicultura; de Irrigação, Silvio Azevedo, sobre o Canal do Sertão; e do assessor especial Edson Maruta, sobre pesca e aquicultura.
“Temos executado ações nos 102 municípios voltadas principalmente para o agricultor familiar, que é a base do processo produtivo. Temos casas de farinha sendo reabertas, o abatedouro de aves de Santa Luzia prestes a ser inaugurado, a prorrogação do Programa do Leite, incentivos fiscais para os produtores, distribuição de 180 mil alevinos por mês, além do Canal do Sertão, cuja água vai ter um papel de indutor do desenvolvimento socioeconômico no Semiárido. Tudo isso nos abre um horizonte muito positivo. As perspectivas para a agricultura no Governo Renan Filho são as melhores possíveis”, ressaltou o secretário de Agricultura.