Política

Deputados formam grupo para conter conservadorismo na Câmara

19/08/2015
Deputados formam grupo para conter conservadorismo na Câmara
Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

    Uma comissão de deputados federais reuniu-se na tarde de hoje (18), na Câmara dos Deputados, com o professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra, Fábio Konder Comparato, para debater questões relevantes sobre o Estado brasileiro e a necessidade de mudanças estruturais. Estiveram presentes parlamentares de diversos partidos e localidades, como Luiza Erundina (PSB-SP), Ronaldo Lessa (PDT-AL), Luiz Couto (PT-PB), Jô Moraes (PCdoB-MG), Chico Alencar (PSol-RJ), Maria do Rosário (PT-RS), entre outros.
A intenção do grupo é resistir ao conservadorismo que tem conduzido os trabalhos da Casa. “Vamos constituir um bloco suprapartidário de deputados, a fim de estabelecer uma agenda comum de iniciativas; uma unidade de ação para tratar de questões importantes para a sociedade brasileira e que devem ser resolvidas aqui no Congresso Nacional”, afirmou Erundina.
O deputado Ronaldo Lessa fez uma análise sobre a situação política do País e sobre setores estratégicos de desenvolvimento que precisam de atenção especial diante da atual crise econômica. “O Brasil precisa investir maciçamente em áreas como a saúde e a educação, e não pode fazer isso enquanto não tributar corretamente. Isso precisa ser corrigido”, declarou.
A discussão foi norteada pelo artigo científico do jurista Paulo Konder Comparato, intitulado “Em defesa do povo brasileiro”, onde o professor aponta as causas que levaram à “situação de nítida morbidez em que se encontra atualmente o nosso país”. Na ocasião, Konder se colocou à disposição para auxiliar o grupo de parlamentares com medidas legislativas para tentar contornar situações pontuais, como a redução do repasse de recursos para a Educação, por exemplo.