Geral
Semarh conhece experiência de empresas atuantes na área de resíduos sólidos


Destinação dos resíduos sólidos foi tema da troca de experiência dos técnicos da Semarh com o Grupo Solvi, em São Paulo (Fotos: Divulgação e Ascom Semarh
Além das reuniões públicas nas sete regiões administrativas e contatos permanentes com os consórcios públicos para a formatação dos planos de resíduos sólidos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) tem conhecido na prática as ações de manejo e destino final dos resíduos.
A convite do Grupo Solvi, a equipe técnica da Superintendência de Programas e Projetos (SPP) da Semarh esteve em São Paulo no início do mês de agosto para conhecer as empresas Essencis e Loga. A primeira trata da destinação de resíduos domésticos e industriais e a segunda que trabalha com coleta domiciliar e reciclagem. Juntas, elas são responsáveis por 50% desses serviços na região metropolitana de São Paulo.
Elaine Melo, diretora de Planejamento da Semarh, analisa que a troca de conhecimento entre o Estado e uma empresa atuante em prol da limpeza urbana é necessária para dar prosseguimento ao trabalho realizado em Alagoas para incentivar e dar celeridade à construção dos aterros sanitários e, consequentemente, a eliminação dos lixões.
“Foi muito bom ver que a gestão no município de São Paulo é diferente de outros estados. São Paulo prima pela qualidade de serviço e não pela quantidade gerada. Isso fez com que a cidade começasse a ficar com uma visualização aparente mais limpa”, afirmou a diretora de Planejamento.
Durante dois dias, a equipe da Semarh conheceu diversos setores de tratamento de resíduos sólidos e acompanhou alguns processos de coleta seletiva. Em reuniões com as empresas Essencis e Loga, informações sobre as atividades desenvolvidas em São Paulo foram repassadas.
Na oportunidade, Elaine Melo explicou que o Governo de Alagoas tem auxiliado os municípios na elaboração dos planos intermunicipais de resíduos sólidos e destacou o empenho da Semarh em ampliar a política de educação ambiental.
Capacitação
No segundo semestre, segundo informou Elaine Melo, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a empresa Floram Engenharia já promoveram uma capacitação de gravimetria com os técnicos envolvidos para implantação da política municipal de resíduos sólidos.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Policiais Militares são afastados após morte de menor em abordagem
-
2EXCLUSIVO
Imagens mais nítidas mostram perseguição policial a menor morto em Palmeira dos Índios; veja aqui
-
3COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
4CASO GABRIEL LINCOLN
Familiares do jovem morto em Palmeira dos Índios se reúnem com a SSP nesta terça-feira
-
5SEGURANÇA
Secretário de Segurança e Comandante da PM recebem familiares do jovem Gabriel Lincoln