Geral

Projeto Visitas Guiadas fortalece cultura do esporte alagoano e inclusão social

14/08/2015
Projeto Visitas Guiadas fortalece cultura do esporte alagoano e inclusão social
No final do passeio, uma partida de queimado e futebol, improvisado no gramado, motivou a esperança de liberdade e a sensação de inclusão das primeiras visitantes do novo projeto (Fotos: Neno Canuto)

No final do passeio, uma partida de queimado e futebol, improvisado no gramado, motivou a esperança de liberdade e a sensação de inclusão das primeiras visitantes do novo projeto (Fotos: Neno Canuto)

A Secretaria do Esporte, do Lazer e da Juventude de Alagoas (Selaj) abriu os portões do Estádio Rei Pelé, nesta sexta-feira, 14, para o lançamento do projeto Visitas Guiadas. As primeiras convidadas foram socioeducandas que participaram de uma atividade diferenciada longe das grades da detenção.
Segundo Morgana Tavares, secretária adjunta da Juventude, esse novo formato de visitação acompanhada não visa apenas turistas e pessoas da comunidade ligadas ao esporte, mas também agrega as necessidades de inclusão dos reeducandos que participam da ressocialização do sistema prisional.
“É importante tanto para os socioeducandos quanto para os alunos da rede pública estadual e municipal. Levar conhecimento, cultura, significa mais lazer para eles, principalmente para socioeducandos que terão acesso a uma atividade diferenciada da habitual rotina”, salientou a secretária adjunta da Juventude.
De olhos vidrados em cada quadro, troféu e molduras, 12 meninas da Superintendência da Assistência Socioeducativa (Sase) aguardavam ansiosas as próximas atrações do tour. No final do passeio, uma partida de queimado e futebol, improvisado no gramado, motivou a esperança de liberdade e a sensação de inclusão das primeiras visitantes do novo projeto.
“É muito legal sair da prisão, foi uma grande oportunidade para todas nós, sair e ser recepcionada assim, conhecendo pessoas, coisas novas. Mas nada se compara a poder jogar nesse campo e se sentir um pouquinho mais livre, ou o ar em campo aberto, foi muito gostoso para nós.”, desabafou N P.S de 16 anos.
Sara Alves Coelho, pedagoga da Sase disse que a iniciativa traz uma outra realidade para pessoas privadas de liberdade. “Ter um momento de sair da unidade e ter acesso à sociedade a ações do Estado é uma grande opção, que elas nunca tiveram”.
De acordo com Rafael Amazonas, diretor de Juventude da Selaj, o Visita Guiada é uma grande oportunidade para a sociedade alagoana conhecer um pouco mais sobre os atrativos do Estádio Rei Pelé. O programa prevê acompanhamento para equipes de estudantes, turistas, ou qualquer grupo social, duas vezes por semana, as quartas e sextas-feiras até a última semana de novembro.
“Hoje foi a primeira visita e está sendo muito especial fazer parte desse trabalho de ressocialização, estamos contribuindo através do esporte, que é uma importante ferramenta de inclusão social. Mas, toda a sociedade está convidada, tem muita coisa para conhecer como os novos vestiários, o Hall da Fama, o museu do futebol e o Memorial Rainha Marta”, destacou Rafael Amazonas.