Geral

Inmeq recebe visita de gestora do APL de Extração de Granito

13/08/2015
Inmeq recebe visita de gestora do APL de Extração de Granito
Foto: Ascom/Inmeq-AL

Foto: Ascom/Inmeq-AL

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Extração Artesanal de Granito tem contribuído para o desenvolvimento econômico e social na região da zona da mata de Alagoas. Com o objetivo capacitar ainda mais o arranjo, a gestora do projeto, Glória Velasquez, foi recebida, nesta quinta-feira (13), no Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq/AL), para apresentar as demandas do APL e procurar parcerias para capacitação dos trabalhadores.
Para a gestora, Glória Velasquez, a cooperação entre os órgãos do Estado é uma importante ferramenta para contribuir ainda mais nos avanços da região. “A criação da primeira cooperativa de extratores artesanais do granito trouxe muito benefício para eles, que estão organizados e podem trazer mais qualidade para os serviços que oferecem, e isso foi possível diante do envolvimento de várias instituições”, ressaltou.
O encontro com o assessor de gestão e planejamento do Inmeq, Phillipe Baracho, foi para o órgão tomar conhecimento da atuação do APL e buscar maneiras de atender as demandas por capacitação dos micro e pequenos empresários daquela região, visto que, um dos trabalhados do instituto é atuar junto ao produtores do mercado alagoano.
“O Inmeq está sempre disposto a dialogar e buscar mecanismos para capacitar os produtores de alagoas, sem dúvida é uma ação muito importante, e certamente irá melhorar ainda mais o desempenho dos envolvidos”, salientou Baracho.
O APL foi criado em 2012 e, de acordo com a gestora, é uma iniciativa pioneira no nordeste, que possui a participação de 23 empreendimentos do ramo. O Programa de Arranjo Produtivo Local (PAPL) é coordenado pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), juntamente com o Sebrae/AL, e está presente em três municípios: União dos Palmares, Branquinha e Murici.