Geral

Polícia Civil discute melhoria de ações no interior do Estado de Alagoas

13/08/2015
Polícia Civil discute melhoria de ações no interior do Estado de Alagoas
Delegado-geral está dialogando com os integrantes da PC para melhor servir o cidadão. (Foto: Ascom PC/AL)

Delegado-geral está dialogando com os integrantes da PC para melhor servir o cidadão. (Foto: Ascom PC/AL)

O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, iniciou uma série de visitas às sedes das delegacias regionais com o propósito de levar adiante um plano de melhorias nas ações que são realizadas pela instituição no interior alagoano. As primeiras regionais a serem visitadas foram Palmeira dos Índios e Arapiraca.
A ideia é discutir diretamente com os delegados e policiais civis de cada região as suas necessidades, as dificuldades enfrentadas, buscar sugestões e levar conhecimento e tecnologia para que as atividades específicas possam ser desenvolvidas com eficiência.
“Estamos verificando in loco aquilo que está dando resultado positivo e também as deficiências no trabalho realizado por nosso pessoal para que possam aperfeiçoar as nossas ações”, explicou o delegado-geral.
As visitas foram acompanhadas pelo diretor de Polícia Judiciária da Área-2 (DPJA-2), delegado Mário Jorge Barros, que detalhou novas estratégias que serão adotadas no trabalho policial na região.
Uma equipe da Diretoria de Estatística e Informática (Deinfo) esteve nas reuniões realizadas nas duas cidades para a apresentação das novas tecnologias (softwares) desenvolvidas pela Diretoria de Estatística e Informática (Deinfo), por meio de sua Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC), visando a agilização das atividades policiais.
O diretor do Deinfo, delegado Aydes Ponciano, ressaltou também a importância e orientou sobre a confecção detalhada dos Boletins de Ocorrência (BOs) como ponto inicial para todo o trabalho de investigação, abertura de inquéritos e controle e gerenciamento das ações de combate à violência e à criminalidade.
“Os dados constantes nos BOs são fundamentais para a análise criminal que define as operações e trabalho investigativo a ser feito em cada localidade”, salientou, detalhando ainda atividades que estão sendo realizadas por sua diretoria.
O delegado Aydes adiantou que, somente no mês de julho, nas delegacias das cidades pertencentes às duas regionais, foram confeccionados 785 boletins.
O delegado-geral Paulo Cerqueira agradeceu os esforços feitos pelos policiais civis das duas regionais, ressaltando que as ações da Polícia Civil, integradas com as demais forças policiais resultaram, nesses últimos sete meses, na redução da criminalidade no Estado. Ele se colocou ainda à disposição de todos para a solução das dificuldades enfrentadas naquela região.
“Nosso propósito é oferecer um serviço de qualidade à sociedade alagoana”, afirmou Paulo Cerqueira, assegurando que o trabalho da instituição conta com o apoio do secretário de Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça, e do governador Renan Filho.
Cerqueira acrescentou que, em breve, também estará à disposição no Site da Polícia Civil (www.pc.al.gov.br) todo o mapeamento das circunscrições das delegacias da cidade de Arapiraca, como já ocorre com as delegacias da capital alagoana.
Em Palmeira dos Índios, participaram também da reunião o delegado regional Thales Araújo, e os distritais Eraldo Brasil, Genilson Souza, Josias Lima e Itamar Uchôa.
Em Arapiraca, a reunião teve as presenças do Regional Gustavo Xavier e dos distritais Cícero Torres, Eduardo Mero, Alexandre Leite, Daniella Alves, Rosimeire Chaves e Magaiver Luiz.