Geral
Agricultores de Campo Alegre realizam primeira colheita do Governo Renan Filho


Em abril, o município de Campo Alegre recebeu quase cinco toneladas de feijão de corda e feijão de arranque enviadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) (Foto: Ascom/Seapa)
A felicidade do agricultor José Avelino Monteiro resumiu o sentimento de 170 famílias de pequenos trabalhadores rurais do município de Campo Alegre, no Agreste de Alagoas, beneficiados pelo programa Barriga Cheia, do Governo do Estado. Nesta terça-feira (4), esse agricultores participaram da cerimônia oficial da primeira colheita ocorrida no governo Renan Filho.
Em abril, o município de Campo Alegre recebeu quase cinco toneladas de feijão de corda e feijão de arranque enviadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa). Na Fazenda Santa Justina, em uma área de 340 tarefas de terra da usina Porto Rico cedida ao programa Barriga Cheia foi plantada, aproximadamente, uma tonelada de sementes.
Hoje, José Avelino comemorou o resultado do programa. “Colhi nove sacas de feijão verde, o que deu uns 200 quilos. Com isso, pude colocar comida na mesa da minha família e vender uma parte para complementar a renda”, disse o agricultor, que tem nove filhos, dos quais dois ainda moram com ele e a esposa. “Deu pra fazer uma feira, pagar o que eu estava devendo a quem me ajudou e pra guardar um pouco”, explicou Seu Avelino.
A colheita também encheu de satisfação o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos. Ainda no caminho para a comemoração da colheita, o secretário se deparou com um trecho de acostamento da rodovia coberto de feijão, e explicou que “esse feijão foi colocado aqui para secar. É a parte de algum agricultor que será guardada para que a família tenha alimento durante o resto do ano. Fico realmente muito feliz de ver o resultado desse trabalho.” Na ocasião, Vasconcelos entregou também uma motocicleta doada pelo Governo do Estado para prestação de assistência técnica a agricultores do município.
Segundo o secretário de Agricultura de Campo Alegre, Leonardo Monteiro, que preside o Fórum de Secretários de Agricultura de Alagoas (Fasa), apenas um comprador negociou R$ 14 mil em um dia, diretamente com os agricultores da Fazenda Santa Justina.
“Não conseguimos saber quantas toneladas de feijão produzimos nessa área, porque ele está sendo colhido e vendido logo, ou levado para casa pelos agricultores. O que podemos dizer é que o Barriga Cheia teve grande êxito no município”, disse.
O ex-deputado estadual Joãozinho Pereira, que representou a deputada Jó Pereira na comemoração, parabenizou o governador Renan Filho pelas iniciativas do governo do Estado em prol da agricultura familiar.
“Quatro meses atrás, alguns pessimistas diziam que as sementes não iam chegar ao agricultor familiar. A prova está aqui. E as sementes chegaram do Litoral ao Sertão. Isso se deve também ao espírito empreendedor do secretário Álvaro Vasconcelos, que é um homem do campo. Nesta região, todas as prefeituras estão de portas abertas para as ações do Governo”, afimou o ex-deputado.
Antes de participar da colheita, o secretário falou sobre a importância da parceria entre o Governo do Estado, prefeituras e iniciativa privada para o sucesso do Barriga Cheia.
“Sem a ajuda da prefeita Pauline Pereira e da usina Porto Rico, nada disso seria possível. Em Campo Alegre, o Barriga Cheia cumpre seu papel, levando alimento e gerando renda para o pequeno agricultor, que tem recebido uma atenção especial do governador Renan Filho. O governador tem a determinação de fazer Alagoas superar a crise através da agricultura. No próximo ano, com toda certeza, vamos aumentar o volume de sementes e ajudar ainda mais famílias com esse programa”, disse Vasconcelos.
Mais lidas
-
1OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas
-
4QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas
-
5OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió