Geral

Escolas da rede estadual são destaque no judô e luta olímpica

28/07/2015
Escolas da rede estadual são destaque no judô e luta olímpica
Rayanne Domiciano, aluna da Escola Quintella Cavalcanti, repetiu o desempenho do ano passado e conquistou o bicampeonato da categoria médio feminino (até 60 kg) da competição; o técnico Roberto Amorim quer tornar o esporte mais popular (Fotos: Valdir Rocha)

Rayanne Domiciano, aluna da Escola Quintella Cavalcanti, repetiu o desempenho do ano passado e conquistou o bicampeonato da categoria médio feminino (até 60 kg) da competição; o técnico Roberto Amorim quer tornar o esporte mais popular (Fotos: Valdir Rocha)

As escolas da rede pública estadual tiveram desempenho destacado nos primeiros dois dias de competição dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) nas modalidades de judô e luta olímpica: foram 30 medalhas conquistadas, das quais 22 do judô e oito da luta. Destas 30 medalhas, 16 são de ouro.
No judô, o destaque foi para a Escola Estadual Theonilo Gama, do bairro do Jacintinho, em Maceió, que há sete anos coleciona títulos no Jeal. Foram nove medalhas, sendo sete de ouro, uma de prata e outra de bronze. Outras 11 unidades da rede estadual também conquistaram 13 medalhas na competição, dentre as quais, as escolas Padre Jeferson de Carvalho (Arapiraca), Bom Conselho (Maceió) e Dom Constantino Luers (Campo Alegre), cada uma com uma medalha de ouro.
Ricardo Sérgio dos Santos, professor do judô da Escola Theonilo Gama desde 2006, conta que o trabalho desenvolvido com os alunos da escola ultrapassa os limites de Alagoas, tendo atletas medalhistas nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) e campeonato brasileiro de judô. E os benefícios não se limitam ao esporte.
“Por meio do judô, nossos alunos também melhoraram seu desempenho em sala de aula. Fazemos questão de acompanhar como andam as suas notas”, revela o técnico campeão.

Luta olímpica

A luta olímpica foi outra modalidade onde as escolas estaduais registraram bom desempenho, com oito medalhas conquistadas dentre as 12 entregues. Destaque para as escolas Quintella Cavalcanti (Arapiraca), com dois ouros e uma prata, e Campos Teixeira (Maceió), com dois ouros. As escolas Tiradentes (Maceió) e José Tavares (Arapiraca) conquistaram, respectivamente, um ouro e um ouro e uma prata.
Roberto Amorim, que treina as escolas Quintella Cavalcanti e José Tavares, faz um balanço positivo da modalidade no Jeal e diz que o desafio é tornar o esporte mais popular nas unidades públicas quanto particulares.
“Este ano, vamos com uma delegação bem maior para os Jogos Escolares da Juventude, no Paraná, em novembro. E acredito que, se conseguirmos conquistar mais adeptos para o esporte nas escolas, teremos resultados ainda melhores” afirma Roberto.
Rayanne Domiciano, aluna da Escola Quintella Cavalcanti, repetiu o desempenho do ano passado e conquistou o bicampeonato da categoria médio feminino (até 60 kg) da competição. Ela garante que segue para os Jogos da Juventude em busca de uma boa colocação.
“Vou treinar bastante e vou buscar medalha”, diz a jovem, que é atual vice-campeã brasileira da categoria cadete (até 17 anos).

Segunda fase

A primeira fase do Jeal se encerra nesta quarta-feira (29), com a disputa das finais do voleibol, no Sesc Poço e Handebol, no ginásio de esporte do Cepa, no Farol.
Também amanhã terá início a segunda etapa da competição, com a disputa do futsal, atletismo, ginástica rítmica, tênis de mesa, xadrez, natação, vôlei de praia e as modalidades paralímpicas como bocha, atletismo e natação.