Geral
Produtores rurais do Sertão são capacitados para aderir ao Cadastro Ambiental Rural


No último dia do curso, na sexta-feira (24), o secretário de Meio Ambiente Alexandre Ayres e o presidente do IMA, Gustavo Lopes, entregaram aos técnicos das secretarias os certificados de participação (Foto: Ascom/Semarh)
Após três dias recebendo informações em um curso de capacitação sobre adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em conjunto com Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), 74 profissionais e técnicos estão preparados para disseminar conhecimento sobre o CAR em 28 municípios do Sertão.
O saldo do evento visa nortear os agricultores da região sertaneja sobre a atual vigência da legislação no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Somente no primeiro dia do evento, ocorrido na última quarta-feira (22), representantes de 23 cidades estiveram presentes no plenário da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema.
Durante o curso, os técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura dos municípios receberam informes relativos às delimitações das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública que precisam constar ao inserir as informações no Cadastro Ambiental Rural.
De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Edilson Ramos, ao manter a população ciente da legislação, os agricultores ficam atualizados e podem ter acesso a projetos e programas tanto do governo federal quanto do governo estadual.
No último dia do curso, na sexta-feira (24), o secretário de Meio Ambiente Alexandre Ayres e o presidente do IMA, Gustavo Lopes, entregaram aos técnicos das secretarias os certificados de participação. Com a palavra, o secretário Alexandre Ayres reforçou o empenho do governo Renan Filho em continuar disponibilizando informações aos produtores rurais.
O Cadastro
O Cadastro Ambiental Rural é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, fomentando a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Policiais Militares são afastados após morte de menor em abordagem
-
2COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
3CASO GABRIEL LINCOLN
Familiares do jovem morto em Palmeira dos Índios se reúnem com a SSP nesta terça-feira
-
4SEGURANÇA
Secretário de Segurança e Comandante da PM recebem familiares do jovem Gabriel Lincoln
-
5CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel