Geral

550 alunos recebem certificados do curso de alfabetização em Palmeira

21/07/2015
550 alunos recebem certificados do curso de alfabetização em Palmeira

Alunos e profissionais da SEE e da 3ª CRE, durante a entrega de certificados (Foto: Tribuna do Sertão/Jackson Amaral)

Alunos e profissionais da SEE e da 3ª CRE, durante a entrega de certificados (Foto: Tribuna do Sertão/Jackson Amaral)

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) entregou hoje pela manhã (21), no auditório da Escola Estadual Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios, 550 certificados para alunos do município de Palmeira e da zona rural de Minador do Negrão, Cacimbinhas, Major Izidoro, Belém, Estrela de Alagoas e Igaci, que concluíram o curso de alfabetização. O curso faz parte do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).
Coordenadores do PBA, na região, alfabetizadores, técnicos da SEE e da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), estiveram presentes à cerimônia de entrega dos certificados, que faz parte da conclusão da oitava etapa do PBA.
Agora, os alunos estão alfabetizados e podem continuar os estudos a partir do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas escolas municipais e estaduais da região.
De acordo com a coordenadora do PBA na SEE, Adeilma Fonseca, o PBA tem recebido apoio das prefeituras alagoanas e da comunidade. Este ano, cerca de 10 mil alunos da rede estadual de ensino devem ser contemplados com o Programa. “O programa tem recebido o apoio de prefeituras e da comunidade, que cedem salas em escolas rurais ou igrejas para as aulas de alfabetização, ministradas pelos alfabetizadores selecionados pela Secretaria. Essa parceria é importante porque garante a continuidade dos estudos para as pessoas sem escolaridade a partir dos 15 anos”, ressaltou.
Ela disse, ainda, que será publicada uma nova resolução do MEC para dar início à nona etapa do PBA em Alagoas. Cada coordenador deve ficar responsável por até dez turmas, em média.
Voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) é uma ação do Ministério da Educação que funciona como uma porta de acesso à escolaridade e à cidadania.