Geral
Gestores públicos participam de oficina que visa melhorar Atenção Básica em Alagoas

Os gestores de saúde dos 102 municípios alagoanos e multiplicadores regionais participam, nesta segunda-feira (20), da Oficina de Capacitação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).
O evento, que será realizado a partir das 9h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em Maceió, é uma promoção da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e terá a participação da apoiadora do Ministério da Saúde, Charlene Scherer.
Realizada com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), a oficina contará com palestras de técnicos do Ministério da Saúde.
Durante o evento, eles destacarão como o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica se insere nas estratégias de apoio institucional do ministério, enfocar como a Atenção Básica pode ser eficaz, os resultados do programa, a atuação do Estado, além de apresentar os relatórios do programa.
A oficina prossegue na terça-feira (21), apenas para os multiplicadores, que darão continuidade às discussões que ocorreram em grupos formados no dia anterior.
Está previsto, também, a realização de um debate sobre e definição de ações que serão adotadas em relação ao programa.
O PMAQ começou em Alagoas em 2011, quando foi realizada a primeira oficina, e em 2013, houve a segunda capacitação.
“O programa tem como principal finalidade levar os gestores públicos a trabalharem a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da Atenção Básica. Desse modo, é assegurado um padrão de qualidade, permitindo maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde”, explicou a diretora de Atenção Básica da Sesau, Cláudia Cerqueira.
Mais lidas
-
1OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas
-
4OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió
-
5QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas