Geral
Exposição reúne caricaturas de chargista alagoano Hércules Mendes


Segundo o secretário de Comunicação, Ênio Lins, ele é um artista único e raros cartunistas tem o seu talento (Foto: Neno Canuto)
Esculturas e charges do caricaturista alagoano Hércules Mendes estão expostas para o público na galeria do Museu Palácio Floriano Peixoto. Nesta quinta-feira (16), o artista plástico abriu a mostra que segue até o dia 23.
A exposição apresenta 35 obras, entre desenhos e objetos, do chargista de renome internacional. Na ocasião, foi lançado o “Catálogo da 1ª Bienal Internacional da Caricatura”, organizado pelo pesquisador, escritor e também cartunista Luciano Magno, que contempla, em quatro páginas, cartoons e biografia de Hércules Mendes.
Para a secretária de estado da Cultura, Mellina Freitas, a mostra é um reconhecimento do Governo do Estado aos 50 anos de trabalho na área do humor. “É com muita honra que o Governo do Estado abre a exposição do artista Hércules Mendes, o único alagoano presente no catalogo da primeira Bienal Internacional de Caricaturas. Com seu traço regionalista, ele leva a nossa cultura para outras partes do mundo. É honra e gloria da Cultura de Alagoas”, disse.
O secretário da Comunicação, jornalista Ênio Lins, fez uma explanação sobre o trabalho do artista. “Foi copiando artistas como Hércules que comecei meu trabalho e me acho privilegiado de se tornar amigo de alguém que me inspirou. Sou fascinado com a capacidade de Hércules traduzir os personagens locais em cartoon. Ele é um artista único e raros cartunistas tem o seu talento.”
Com uma característica de regionalismo marcante em seus trabalhos, Hércules Mendes é o único alagoano com obras publicadas no Catálogo. “Agradeço o Governo do Estado e a Secretaria da Cultura por trazer o lançamento do catalogo da 1 Bienal Internacional de Caricaturas, considerado o melhor festival de humor de 2013, para Alagoas”, disse.
O artista ressaltou que o folclore alagoano é fonte de inspirações para seus desenhos. Na exposição, esculturas com a tradicional versão humorística como “Lira e Rainha”e “Mateu de Reisado”, além de charges de temas contemporâneos, poderão ser vistas pelo público.
MUPA
O Museu Palácio Floriano Peixoto está localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, e fica aberto para visitações de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. A visitação de grupos também pode ser agendada pelo telefone 3315-7874.
Mais lidas
-
1OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas
-
4OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió
-
5LIVE
Quem era a influenciadora mexicana assassinada durante live no TikTok