Geral
Defensoria Pública de Alagoas passa a atuar em Bases Comunitárias de Maceió

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas firmou, durante reunião realizada, nesta terça-feira (14), em sua sede, uma parceria com as Bases Comunitárias de Segurança de Maceió. O Programa ‘Defensoria nas Bases Comunitárias’ tem como finalidade ofertar os serviços oferecidos pelo órgão diretamente às comunidades, por meio da unidade móvel de atendimento itinerante da Defensoria. O primeiro local a receber o programa será a Base Comunitária do Jacintinho, no próximo dia 31 de julho.
Para a subdefensora geral Ana Karine Brito, a iniciativa levará a Defensoria para mais perto de quem precisa dos serviços ofertados pela instituição.
“Buscamos levar a Defensoria a quem precisa de nosso trabalho, promover cidadania e esclarecer a população a respeito dos seus direitos. A proposta é ir de encontro aos anseios dos cidadãos, pois assim esperamos saciá-los da melhor forma possível”, comentou a subdefensora.
O programa ‘Defensoria nas Bases Comunitárias’ seguirá os mesmos moldes do trabalho já exercido pela instituição, através do Programa ‘Expresso da Cidadania’, que percorre o interior do Estado, nos municípios que ainda não possuem defensor público.
O diferencial é que nos bairros da capital, o programa contará com o auxílio das Bases Comunitárias de segurança para divulgação e organização das atividades.
“As bases comunitárias tem como principal objetivo aproximar a população da polícia e principalmente dos direitos que muitas vezes eles desconhecem. O trabalho em parceria com a Defensoria ajudará no nosso trabalho e proporcionará mais cidadania a uma população tão pobre e desprovida de tudo”, comentou o sargento PM Eliziário, comandante da Base Comunitária do Conjunto Selma Bandeira, no Benedito Bentes.
Calendário
De acordo com o calendário ajustado nesta terça, a primeira comunidade a receber a ação será o Jacintinho, no próximo dia 31 de julho. No dia 21 de agosto, será a vez da localidade de Santa Maria e região.
Em setembro, o bairro Vergel receberá as ações da Defensoria no dia 4 e o Conjunto Osman Loureiro e região no dia 28. No mês de outubro, será a vez das bases do Carminha, no dia 9, e do Conjunto Selma Bandeira, no dia 30.
Os atendimentos serão realizados nas proximidades das bases comunitárias e serão voltados a população local. As ações serão realizadas a partir das 8h e serão ofertados serviços de atendimento inicial, orientação jurídica e triagem na área criminal e cível, abrangendo ações de divórcio, investigação de paternidade, pensão alimentícia, alvarás, inventário, usucapião, possessórias, retificação de registro civil, dentre outras.
Mais lidas
-
1HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
2ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA
-
3FUTEBOL
Luis Zubeldía estuda mudanças no São Paulo para voltar a vencer no Brasileiro
-
4FUTEBOL
Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF que se candidatou ao cargo máximo na CBF
-
5METEOROLOGIA
Saiba qual a previsão do tempo neste fim de semana em Alagoas, segundo a Semarh