Geral

Paciente homenageia equipe multidisciplinar do HGE

13/07/2015
Paciente homenageia equipe multidisciplinar do HGE
HGE é referência no atendimento de urgência e emergência (Fotos: Carla Cleto)

HGE é referência no atendimento de urgência e emergência (Fotos: Carla Cleto)

Há quem pense que os profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE) só cuidam das feridas físicas. Errado. Uma equipe de psicólogos percorre os vários setores para cuidar do estado emocional das famílias e pacientes. E a qualidade nesse serviço foi comprovada na sexta-feira (10), quando duas psicólogas e uma neurocirurgiã foram homenageadas por um paciente atendido na unidade, que as enviou buquês de rosas.
As psicólogas Maria Betânia Vasconcelos e Ana Maria Cavalcante, além da neurocirurgiã Carla Melro, foram as profissionais que acompanharam o quadro clínico de Antônio Carlos Lopes, 50 anos, durante sua estadia no HGE. “Ele deu entrada no HGE com sintomas de AVC [Acidente Vascular Cerebral]. Estava muito assustado e não conseguia mexer a mão e não ficava em pé. Eram acontecimentos que o deixava em pânico”, lembrou Ana Maria.
Logo antes de passar por uma tomografia e ser levado à enfermaria F da área azul, as psicólogas iniciaram a intervenção também junto à família, que estava com o emocional alterado. “Se não fizermos um trabalho em cima dos parentes e amigos, a recuperação física do paciente corre o risco de não progredir. Já houve casos de doentes que tiveram aumento da pressão arterial, alteração na glicemia e até falta de apetite”, comentou.
Outro ponto que as psicólogas trabalham é a desmistificação das fantasias acerca da enfermidade. “Nós procuramos esclarecer e orientar. Ser a ponte do paciente e família com o médico”, completou Ana Maria. A entrada no HGE aconteceu, segundo as psicólogas, na semana passada.
Hoje, Antônio Carlos segue em plena recuperação e solicitou que o amigo, Marcelo Lourenço de Oliveira, fosse até o HGE e homenageasse as profissionais. “Grato pelo atendimento, essa foi a maneira que ele encontrou de homenageá-las”, salientou.