Geral
Fruticultores do Vale do Mundaú participam de seminário de capacitação

Seminário tem como propósito aperfeiçoar práticas agrícolas. manejo do sistema de produção, marketing, comercialização e cultura orgânica (Foto: Ailton Cruz)
Com o propósito de proporcionar o aperfeiçoamento das práticas em eixos como o manejo do sistema de produção, marketing, comercialização e cultura orgânica, na próxima quinta (16) e sexta (17), o Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú promoverá o 1º Seminário de Fruticultura, destinado aos produtores de frutas citros e banana.
O primeiro encontro, no dia 16, acontece no auditório da prefeitura de União dos Palmares. Já no dia 17, o evento ocorre na Comunidade Amoras, situada no município de Santana do Mundaú.
“O encontro é uma oportunidade de discutir temas voltados para o crescimento da atividade em Alagoas. Mesmo as práticas de produção rural passam por atualizações, sendo necessárias capacitações e aprimoramento técnico dos produtores e demais envolvidos na área”, afirmou a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório.
Programação
Agricultores, profissionais e estudantes do segmento participarão do seminário, além de pesquisadores, que ministrarão palestras e debates na ocasião. Na programação, o painel Práticas de Manejo Orgânico Recomendadas para Citricultura – Do Plantio a Colheita será ministrado por Cicero Cartaxo e Augusto César, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A segunda palestra tem como tema Práticas de Manejo Orgânico Recomendadas para Bananicultura, ministrada pela professora Leila Resende, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A temática Importância da Análise de Solo e de Folhas na Citricultura e Bananicultura será abordada, na ocasião, pelo professor da Ufal, Gilson Moura Filho.
Com destaque para a função econômica da produção agropecuária e a capacidade do segmento na potencialização da atividade turística local, a superintendente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Natália Cordeiro, apresentará o painel Produtos do APL como Oportunidade de Negócio na Atividade Turística de Alagoas, com foco nas possíveis práticas de comercialização da produção do Arranjo Fruticultura no Vale do Mundaú.
“A ideia é apresentar o universo do turismo e mostrar as oportunidades existentes na melhoria dos produtos que são oferecidos. Para isso, vamos trabalhar com exemplos práticos, trazendo referências com êxito nesse trabalho de parceria entre os produtos e a fomentação da atividade turística de Alagoas”, adiantou Natália Cordeiro.
O primeiro dia de evento contemplará, ainda, o tema Produtos da Agricultura Familiar nas Redes de Supermercados – Comércio Brasil, ministrado pelo consultor do Sebrae, André Farias.
Como encerramento da programação, na sexta-feira (17), os participantes terão um Dia de Campo, onde serão ilustradas as teorias apresentadas durante o seminário, com o intuito de aliar o embasamento teórico às práticas agrícolas.
O Seminário é realizado pelo APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Sedetur e Sebrae, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Emater, Ufal, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Prefeitura de União dos Palmares.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados