Geral
Governo de Alagoas propõe cadastro para apoiar entidades esportivas

Entidades que representam o esporte alagoano devem se cadastrar para receber incentivo. (Foto: Gilvan Moreira/Arquivo)
A edição desta quarta-feira, 8, do Diário Oficial do Estado trouxe publicação que reafirma o apoio do Estado a entidades esportivas. Por meio de portaria, a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude solicitou o cadastro de instituições ligadas ao esporte com a justificativa de normatizar as instituições.
O cadastro serve para a pasta ter controle das entidades que precisam e querem apoio e/ou cooperação estatal. Sendo que, as instituições sem cadastro ou com cadastro incompleto, não vão usufruir do apoio do Governo de Alagoas.
“Muitas entidades esportivas querem o apoio da Selaj, mas, sem algumas formalidades jurídicas não há como ajudar. 80% das instituições, que solicitavam nossa contribuição, estavam nessa situação”, explicou a secretária responsável pela pasta, Claudia Petuba.
As instituições que estiverem interessadas em participar bastam protocolizar na Diretoria de Esporte de Rendimento um requerimento acompanhado dos seguintes documentos: cópias autenticadas do estatuto, do CNPJ, da ata de nomeação da diretoria e do conselho fiscal atual com firma reconhecida do presidente ou diretor. Cópias também do cartão bancário da entidade esportiva, contendo nome e número da agência bancária, número da operação (se houver) e número da conta, da cédula de identidade, CPF e comprovante de residência dos membros da diretoria (diretor e vice-diretor ou presidente e vice-presidente). Além disso, levar o calendário esportivo atualizado (somente para as federações).
As entidades que se cadastrarem e requerem o apoio para a realização e/ou participação em eventos, devem anexar ao seu pedido às certidões de regularidade jurídica e fiscal.
No início de maio e segunda quinzena de junho, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude patrocinou oficinas de gestão esportiva onde foram repassadas formas de se regularizar juridicamente, além de como administrar a contabilidade da entidade. Na última oficina, a secretária adjunta de esporte, Andréa Alfama, afirmou que esses eventos serão constantes.
“É um trabalho que a gente pretende manter de forma cotidiana pra que essas entidades tenham condições de se estruturar e obter recursos, além de executar, prestar contas, para que elas possam trazer recursos para elas, para que elas possam capacitar melhores os seus atletas e, também, para que a gente possa impulsionar o esporte de alto rendimento aqui no estado”, comentou a secretária adjunta.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados