Cidades
Arapiraca: IBGE atualiza mapa e município não perde território

O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, sendo uma referência para outras cidades, inclusive capitais do Nordeste, como Aracaju e Recife, que já enviaram técnicos e especialistas para conhecer de perto o trabalho desenvolvido no setor de mapeamento e coleta de dados para adoção de políticas públicas em diferentes áreas sociais.
De acordo com o especialista do Departamento Municipal de Geoprocessamento, Júlio Cesar dos Santos, o IBGE apenas atualizou os dados cartográficos do município de Arapiraca.
Ele explica que a maioria das consultas eram realizadas por meio de informações contidas no Google Maps.
Júlio Cesar salienta que a consulta com base no Google Maps não é válida, como está sendo publicada em alguns sites de notícias.
“Pode-se confiar no próprio site do IBGE e que é aberto à consulta pública”, frisa ele.
“O mapa de Arapiraca com os seus limites territoriais estavam defasados, com alguns erros graves, que já haviam sido detectados pelo nosso levantamento. A revisão de Arapiraca foi feita com técnicos do nosso departamento, Iteral e do próprio IBGE”, revela Júlio Cesar.
Ainda de acordo com o especialista do Geoprocessamento, o instituto fez uma revisão a pedido dos próprios municípios, e alguns apresentaram divergências em relação aos mapas anteriores.
“No caso de Arapiraca, reafirmo que não houve perda de território, mas uma revisão e atualização dos dados que já tínhamos em nossos arquivos”, frisou Júlio Cesar.
Lei
A área de um município é definida por lei estadual, dessa forma para alterar os limites de Arapiraca, alguma lei deveria ter sido criada ou retificada, o que não aconteceu.
“Houve um equívoco nas informações passadas. Na verdade, Arapiraca não perdeu território, e o que aconteceu foi uma revisão territorial do IBGE, atualizando os limites municipais para o que de fato existe. Em suma, o IBGE atualizou os limites dos municípios para o correto representado em lei, corrigindo sua base cartográfica, e não retirando área de Arapiraca, mas sim representando de forma correta.
Os limites podem ser visualizados no link:
http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopseporsetores/?nivel=mn&areas=27&variavel=sinopseporsetores,V154&filtro=1,2,3,4,5,6,7,8,11,12,13,85,,&corBase=FFFFFF&corMin=FFFF00&corMax=660000&corFill=ffff00,e6d500,ccaa00,b38000,995500,802b00,660000&opFill=0.8&corContorno=000000&espContorno=1&opContorno=0.75&showMenu=true
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
4PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
5AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa