Geral

Representantes da Opas cumprem agenda no estado nesta quinta e sexta

01/07/2015
Representantes da Opas cumprem agenda no estado nesta quinta e sexta
Programa Mais Médicos está presente em 59 municípios alagoanos (Fotos: Carla Cleto)

Programa Mais Médicos está presente em 59 municípios alagoanos (Fotos: Carla Cleto)

O Estado de Alagoas recebe a visita de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) nesta quinta e sexta-feira, dia 3. A entidade vai avaliar o trabalho do Programa Mais Médicos, presente em 59 municípios alagoanos, e que conta com a participação de 220 médicos.
A coordenadora estadual do Mais Médicos, Ivana Pita, informou que o Programa trouxe impactos positivos para Alagoas. “O Mais Médicos possibilitou uma mudança de olhar do gestor, que passou a valorizar o médico no Programa Saúde da Família, reduzindo assim a rotatividade de profissionais, e aumentando a resolutividade nos próprios municípios”, completou.
Ivana Pita esclareceu ainda que o Mais Médicos proporcionou uma mudança de paradigmas. “Com o apoio do Estado aos municípios alagoanos, hoje se conseguiu modificar o trabalho do médico brasileiro, que passa a se fixar no município, onde são expandidas as ações e serviços”, pontou a coordenadora estadual do Programa.
Agenda – Os representantes da Opas, o coordenador regional do Programa Mais Médicos/NE, Glauco Oliveira, e o chefe da equipe de cooperação técnica do Programa Mais Médicos, Jesus Virgílio Lafarge, iniciam a visita no dia 02 de julho, às 8h, com reunião na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com a gestora da pasta, a médica Rozangela Wyszomirska.
Ainda na quinta-feira (02), às 9h30, no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), um representante de cada região de saúde também participa de reunião com os consultores da Opas. A visita encerra com a reunião da Coordenação de Comissão Estadual (CCE), às 14h.
Já na sexta-feira (03), acontece visita ao município de São Miguel dos Campos, onde serão apresentados os indicadores de saúde e seus respectivos impactos.
“Aumento de consultas, redução de exames e internações, melhora no diagnóstico e pré-natal, diminuição da mortalidade, além de ações de promoção e prevenção”. Foi o que listou Ivana Pita acerca da significativa melhora dos indicadores desde a implantação do Mais Médicos.
Opas – A Opas tem visitado todo o Brasil, iniciando pelos estados do Nordeste, com a finalidade de renovar o compromisso firmado entre a própria Opas, Cuba e o Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos, que encerra em 2016. Estado e municípios alagoanos também assinaram termo de adesão para o Programa que, de acordo com a coordenadora estadual do Mais Médicos, Ivana Pita, gerou satisfação.