Política
Paulão critica desocupação de Vila dos Pescadores de Jaraguá
A desocupação da Vila de Pescadores de Jaraguá foi tema de pronunciamento do deputado Paulão (PT/AL) nesta terça-feira (23) em Brasília. Segundo ele, faltou à prefeitura da capital alagoana o devido planejamento para proceder a ação na localidade também conhecida por Favela de Jaraguá. A retirada das famílias ocorreu semana passada após decisão da Justiça Federal, a pedido da Prefeitura de Maceió.
“Lamento a forma abrupta como a desocupação ocorreu. Faltou sensibilidade e compromisso com os moradores. Ali não havia só casas ou instrumentos, mas pessoas. Seria importante dar amparo às famílias dos pescadores e marisqueiros e garantir moradias dignas para elas”, disse.
Para o petista, a desocupação aconteceu de forma truculenta, sem diálogo prévio com a comunidade que foi surpreendida na última quarta-feira (17) pela presença do Bope, Radiopatrulha, Guarda Municipal, Polícia Militar e Cavalaria. Ele afirmou, ainda, que a maioria das 150 famílias que residiam na Vila dos Pescadores não têm para onde ir e a promessa de futuras residências em locais distantes da oral marítima, como é o caso do bairro do Benedito Bentes, é totalmente inviável.
“Não havia cadastro habitacional para todos os moradores. Por isso, não foi pensado um local adequado para receber essas pessoas, que acabaram sendo alojadas precariamente em abrigos provisórios. Concordo que é necessário continuar a revitalização do histórico bairro de Jaraguá, mas não podemos esquecer desses seres humanos que necessitam de condições dignas para trabalhar e sobreviver no entorno daquela região”, observou Paulão.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
3NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
4ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios