Cidades

Boca da Mata: Alunos do Instituto Girassol criam horta suspensa

16/06/2015
Boca da Mata:  Alunos do Instituto Girassol criam horta suspensa

HORTA SUSPENSA IGDS

O Projeto Academia do Desenvolvimento Juvenil, patrocinado pela Petrobras, governo federal Pátria Educadora, realizado pelo Instituto Girassol de Boca da Mata www.igds.org.br, crianças e adolescentes estão aprendendo na prática o conceito da horta suspensa, ecologicamente correta.
Como explica Elvys Souza educador de Educação Ambiental, além de aproveitar pequenos espaços em torno das dependências do Instituto Girassol, os educando veem ainda como fazer o reaproveitamento de materiais que são descartados inadequadamente.
“Ao invés de prejudicar o solo e a água, as garrafas PETIS são reaproveitadas na montagem da horta suspensa”, afirma o educador Elvys Souza, responsável pelos educandos da Educação Ambiental. Segundo ele, outra dica interessante é que essa prática também proporciona uma alimentação mais saudável, já que hortaliças frescas possuem alto valor nutritivo.
Nesta primeira etapa, como informa o educador Elvys, os educandos aprendem como montar uma horta suspensa, semeação, cultivo e irrigação do coentro, planta muito utilizada na culinária nordestina. Na próxima etapa os educandos vão conhecer as técnicas de cultivo do alface e da cenoura.
Para o coordenador pedagógico do Instituto Girassol, Emanoel Pedrosa, além de repassar técnicas ecologicamente corretas, o projeto também ensina aos educandos como preservar o meio ambiente e como manter uma horta, com alimentos saudáveis e nutritivos.
Os educandos têm ainda a oportunidade de aprender no projeto o ciclo de colheita e produção, desenvolvimento das hortaliças, plantação de semente e o uso correto da água, durante a irrigação.
O educador Elvys Souza explica ainda que é muito grande o interesse dos educandos, a dedicação, principalmente com o crescimento do coentro e o tempo da colheita. “Nossa proposta é que os educandos também possam fazer a horta em suas casas, junto com a família”.
Elvys destaca ainda que os alunos também têm a oportunidade de conhecer noções de análise do solo, sobre terra seca e úmida, tipos de contaminações e como produzir alimentos sem utilizar componentes orgânicos. Segundo ele, a irrigação da horta suspensa está sendo feita pelos próprios educandos, três vezes ao dia.