Geral

Renan Filho será homenageado por produtores de leite de Alagoas

09/06/2015
Renan Filho será homenageado por produtores de leite de Alagoas
Durante o Governo Presente, em Arapiraca, o governador anunciou a medida. “Ao setor, damos a isenção e em contrapartida pedimos: produzam o dinamismo da economia de Alagoas”, declarou Renan Filho  (Foto: Márcio Ferreira)

Durante o Governo Presente, em Arapiraca, o governador anunciou a medida. “Ao setor, damos a isenção e em contrapartida pedimos: produzam o dinamismo da economia de Alagoas”, declarou Renan Filho
(Foto: Márcio Ferreira)

    O governador Renan Filho será homenageado, nesta quarta-feira (10), por produtores de leite do Estado, na cidade de Batalha – um dos onze municípios que integra a Bacia Leiteira. No último dia 29, o governo de Alagoas concedeu isenção de imposto para a indústria local do leite e seus derivados.
Durante o Governo Presente, em Arapiraca, o governador anunciou a medida.  “Assinamos ontem [29], a desoneração do imposto [ICMS] para o produtor de leite, em todo o Estado. Ao setor, damos a isenção e em contrapartida pedimos: produzam o dinamismo da economia de Alagoas”, declarou Renan Filho.
O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, explicou a importância da desoneração para o segmento. “Ganhamos competitividade. Podemos agora disputar o mercado com produtos de outros estados. Há muitos anos, vínhamos perdendo a referência do leite em Alagoas”, avaliou.
Somente a CPLA reúne 4.032 produtores de leite que, segundo Aldemar Monteiro, são todos agricultores familiares. “O leite gera emprego e renda no Agreste, no Sertão, para milhares de produtores. É uma cadeia muito importante para o desenvolvimento do Estado”, observou o presidente da cooperativa.
Entre os produtos listados no Decreto nº 40.745/15, estão os leites pasteurizado e UHT; iogurte; bebida láctea; coalhada; leite fermentado; achocolatado; bebidas lácteas; manteiga comum e de garrafa; queijos manteiga, ricota, cremoso, mussarela, prato, coalho; além do doce de leite.
A homenagem será concedida, às 14h, na Usina do Leite – na entrada de Batalha.