Artigos

De Anadia à psiquiatria

06/06/2015

Alagoas é prodigiosa quando se refere à classe médica. Temos grandes médicos especializados nas áreas, a saber: cardiologia, urologia, dermatologia, angiologia e, principalmente, na psiquiatria . E, desse modo, não vejo necessidade de procurar outras unidades federativas.
Pois bem, destaco o renomado psiquiatra Dr. Pedro Teixeira Duarte, proprietário da Casa de Saúde e Clínica de Repouso Ulysses Pernambucano que atua há diversas décadas em prol dos pacientes portadores de transtornos mentais.
Antes, porém, retrocedo no tempo a fim de me fixar no ano de 1955. Data que assumiu à presidência da Cesa – Casa dos Estudantes Secundaristas de Alagoas. Tangido pelo vento da prosperidade, deixou sua querida Anadia com o propósito de liderar a estudantada oriunda de diversas unidades municipais.
Naquela data histórica meu estimado irmão Cícero Veiga vindo de nossa Paulo Jacinto, teve o prazer de conhecê-lo. Formaram uma amizade sedimentada pelo cimento da lealdade recíproca até os dias atuais. A Sorbonne alagoana serviu de palco a fim de protagonizar diversos destinos nos anais do tempo.
O mano, por sua vez, enveredou pelo caminho da Economia moderna. Migrou à Terra de Tobias Barreto onde se destacou como técnico a serviço do vizinho estado de Sergipe. Lá, elaborou muitos projetos que transformaram a geografia socioeconômica do berço de Fausto Cardoso.
Doutor Pedro Teixeira Duarte pelo contrário, fincou raízes na bela Maceió tornando-se referência na psiquiatria no Norte/Nordeste do país. Casou-se com a competente psicóloga Dra. Diana, filha do saudoso médico Roland Simon que deixou marcas indeléveis que a poeira do tempo não conseguirá apagar.
Nesse sentido, doutor Pedro Duarte administra a Clínica com competência, seriedade e, por que não dizer com proficiência médica. Atende pelo INSS, bem como a particulares com a mesma fidalguia que lhe peculiar. No seu consultório faz diagnóstico, conversa com os pacientes e, acima de tudo, prescreve receitas direcionadas à cura daqueles que sofrem dos males d’ alma.
Dir-se-ia que o ilustre discípulo de Freud , ao longo de sua profícua existência tocou seu empreendimento apesar do governo federal usar de política que não conduz com a realidade e, por isso, prejudica o andamento da Clínica. Contudo, quem nasceu vocacionado a servir ao próximo supera as adversidades. Aliás, não mede esforços na sua missão sublime de fazer o bem sem saber a quem.
Parafraseando o saudoso médico Dr. Ib Gatto Falcão, “ A urbanização e o crescimento demográfico trouxeram quase o anonimato para os médicos representativos, que se tornaram, em maioria, como unidades de trabalho das grandes organizações.” E, portanto, o psiquiatra trabalha no sentido de alcançar seu objetivo e, ao mesmo tempo, cumprir o juramento prestado na formatura.
Por essas e outras razões, no ano de 2014, na Casa da Palavra, a Associação Alagoana de Imprensa (AAI) outorgou ao ícone da psiquiatria alagoana Dr. Pedro Teixeira Duarte, a Comenda doutor Ib Gatto Falcão pelos relevantes serviços prestados ao estado como um todo.
Conheço-o há bastante tempo. Prestimoso, solícito e, principalmente, educado incapaz de dizer um não. Muito pelo contrário, atende às pessoas independente do status social. Herdou, certamente, o que lhe ensinaram seus queridos pais que, na bucólica Anadia, deram lições de vida incomensuráveis.
A profissão de médico independe da especialização de cada um. Entretanto, o importante é exercê-la com dignidade. Por isso, deve-se contemplar o paciente à procura de cura dos seus males. E, sendo assim, a certeza de um bom atendimento leva ao coroamento daquele profissional que exerce suas atividades de forma correta.
As pessoas com transtornos mentais são bem tratadas na Casa de Saúde e Clínica de Repouso Ulysses Pernambucano capitaneada pelo filho ilustre de Anadia. Lá, implantou métodos avançados, extingui o tratamento de choque usado no passado. Trabalha com uma equipe médica da mais alta competência. Inclusive, o pessoal de enfermagem atende a todos com atenção devida à saúde pública.
Registro a trajetória de um médico humano, solidário aos infortúnios da vida daqueles que o procuram em busca de melhor qualidade de vida, No passado não muito remoto soube exercer sua liderança estudantil. Hoje, na plenitude existencial cura os males da vida de seus pacientes com zelo/competência. Organização: Francis Lawrence.