Geral

Procon/AL participa de projeto social com idosos em Maceió

07/05/2015
Procon/AL participa de projeto social com idosos em Maceió
Procon estabelece vínculo de confiança com os idosos. (Foto: Ascom)

Procon estabelece vínculo de confiança com os idosos. (Foto: Ascom)

Aproximadamente 400 idosos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os direitos do consumidor, na tarde desta quarta-feira (6), durante o Projeto Oficinas de Cidadania: “Minuto Informação”. A ação é idealizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL).
Dentre as várias ações ofertadas, como as oficinas de artesanato, aferição de pressão, glicose, apresentação do coral do idoso e pastoral do idoso, o Procon atuou informando à população sobre seus direitos enquanto cidadão participante de sua comunidade, estimulando, assim, a reflexão sobre as possibilidades da construção de novos papeis sociais e políticos.
Representando o Procon, Gustavo Costa, coordenador da Escola Estadual de Direitos do Consumidor (EECD), tirou dúvidas sobre os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os idosos tiraram dúvidas sobre questões de saúde, relacionadas a assistência médica, os direitos dentro do condomínio, além da compra e venda de imóveis.
“O Procon já participou diversas vezes de projetos sociais com idosos, nesta tarde, elucidei dúvidas com as pessoas de 3ª idade e as informei sobre as leis garantidas pelo código. Além disso, esclareci questões sobre a nova Resolução da Anatel, de número 632.2014, que modifica as regras de telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. É sempre importante ter esse diálogo com os idosos nesses eventos, já que muitas vezes eles não têm como ir à sede do Procon”, explicou o coordenador.
Entre os idosos que recorreram à Escola, a professora Jucineide Fernandes, 68, contou que procurou o Procon para tirar dúvidas sobre aumento abusivo por idade no plano de saúde. “Sei que o aumento foi abusivo, já que triplicou o valor da mensalidade com a mudança de minha idade. Não tinha tempo de ir ao Procon, mas com a vinda deles ao evento facilitou bastante e pude esclarecer essa questão”, afirmou a educadora.
A superintendente do Procon, Flávia Cavalcante, explicou que o objetivo de participar do evento é para prestar informações aos idosos, já que esse trabalho social consegue esclarecer as dúvidas mais recorrentes.
A Oficina de Cidadania: “Minuto Informação” ocorre durante os próximos cinco meses, nas primeiras quartas-feiras de cada mês, no Espaço Recreativo da Unidade Sesc Poço.