Cidades

Projeto Maratoninha de Base leva lazer a crianças no Complexo Benedito Bentes

03/05/2015
Projeto Maratoninha de Base leva lazer a crianças no Complexo Benedito Bentes
Integração entre população e polícia foi o ponto central nas atividades que envolveram centenas de crianças no Projeto "Maratoninha de Base", no dia de lazer promovido pela Polícia Militar na Base Comunitária do Conjunto Selma Bandeira

Integração entre população e polícia foi o ponto central nas atividades que envolveram centenas de crianças no Projeto “Maratoninha de Base”, no dia de lazer promovido pela Polícia Militar na Base Comunitária do Conjunto Selma Bandeira

    Centenas de crianças na faixa etária entre 2 e 12 anos participaram do Projeto “Maratoninha de Base”, na sede da Base Comunitária de Segurança, localizada no Conjunto Selma Bandeira – a primeira instalada no Estado de Alagoas -, situada no Complexo Benedito Bentes.
O evento promovido pela Polícia Militar, em parceria com a Contime Assessoria e Cronometragem Esportiva, contou com o apoio da Guarda Municipal de Maceió, tendo como destaque a estrutura montada aos moldes da utilizada na tradicional Corrida Tiradentes.
A alegria e o desejo de superação marcaram o primeiro Circuito de Corrida Infantil, que teve como objetivo promover um lazer esportivo, incentivando a prática da atividade física recreativa e especialmente o fortalecimento da imagem da PM junto à população do Conjunto Selma Bandeira e adjacências.
Educadores físicos, animadores infantis e militares da Base Comunitária e do Núcleo de Polícia Comunitária (NPC) receberam a criançada em grande estilo, como verdadeiros esportistas. Depois de uniformizados, os atletas tiveram orientações sobre a importância da atividade física para uma vida saudável, seguido de um contagiante aquecimento físico antes do início das baterias.
A aceitação foi tão positiva que os organizadores criaram uma bateria para corredores adolescentes até 16 anos. As equipes foram divididas por idade e sexo. Todos os participantes contaram com distribuição de água e lanches e ganharam medalhas pela participação, além da camisa do evento e brindes.
Várias famílias compareceram para prestigiar seus atletas mantendo uma torcida animada durante o evento. Um exemplo desse contágio positivo foi Maria Cícera, uma senhora que se destacava, ao gritar palavras de incentivo. Ela também chegou a chorar, ao sentir emoção em ver o filho cruzar a linha de chegada como campeão.
“Moro no Selma Bandeira desde a fundação. Naquele tempo, não se imaginava polícia e criança num momento de brincadeira. Ver a alegria do meu filho me emociona, ele só falava nisso e, muitas vezes, fazia eu passar na base para perguntar ao policial sobre a corrida. Muita coisa mudou aqui no Selma, minha filha mais nova até flor já deu para uma policial da base”, relatou, emocionada, Maria Cícera.
Segundo o chefe do Núcleo de Polícia Comunitária, major Jorge Francelino, a realização da maratoninha contou com o apoio do comando da PM, que abraçou a ideia, já que a iniciativa é inédita na corporação. “Momentos como este mostram a polícia cada vez mais integrada à realidade social da comunidade para a construção de uma nova consciência social coletiva. Estas crianças são peças fundamentais neste processo e o fortalecimento da imagem de nossa instituição como amiga e confiável ajuda no desenvolvimento de nosso trabalho” afirmou Francelino.
O evento contou com o apoio  do Programa Educacional de Resistência às Drogas em Alagoas (Proerd), coordenado pela Polícia Militar, e dos patrocínios da empresa MUVI, de Emerson Mesquita Assessoria; do Dj Carlinhos Pedrosa, da Solara, do Circuito da Lua, da System, do Hospital Memorial Artur Ramos e da FN brindes.