Geral
Caiite receberá R$ 250 mil da Fapeal para fomento de pesquisa no Estado de Alagoas

Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) assinaram, nesta quinta-feira (30), o termo de outorga de auxílio à pesquisa que concede R$ 250 mil para a realização da terceira edição do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), de 15 a 20 de junho.
A vice-reitora da Ufal e coordenadora geral do Caiite, Rachel Rocha, salientou o papel da Fapeal de aproximar o governo do Estado das instituições de Ensino Superior públicas federais e privadas em Alagoas, para além da atuação com as próprias universidades estaduais.
“A Fapeal tem um diálogo intenso com essas instituições. O apoio dado ao Caiite significa divulgação científica, fortalecimento dos programas de pós-graduação e publicização dos resultados junto à sociedade alagoana”, afirmou Rachel Rocha.
Para Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, “o evento é uma forma de mostrar o que a ciência é capaz de fazer para resolver problemas comuns a todos em Alagoas, um momento para a comunidade científica se aproximar da sociedade alagoana”, disse.
Na reunião, também foram discutidos outros temas de interesse comum às duas instituições, que pretendem trabalhar juntas para melhorar a qualificação dos pesquisadores do interior e fortalecer a infraestrutura dos campi da Ufal nessas localidades.
Fábio Guedes e o diretor científico da Fapeal, João Vicente Lima, também apresentaram à vice-reitora as perspectivas atuais de atuação da Fundação. Os pontos abordados foram as relações com as agências federais de fomento à pesquisa, os programas de concessão de recursos que estão sendo formatados para lançamento ainda este ano e a gestão de quotas de bolsas para iniciação científica.
As inscrições de ouvintes no Caiite são gratuitas e estão abertas até 31 de maio pela internet, no endereço www.caiite.org.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3SAÚDE E SOLIDARIEDADE
Morador de Palmeira dos Índios luta contra câncer agressivo e pede ajuda para continuar tratamento
-
4EMBOSCADA
Ex-jogador da Seleção de Vôlei é morto a tiros após cair em armadilha planejada por ex-amigo, diz polícia
-
5PELO INSTAGRAM
Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que Trump vai vir para cima do ministro e de sua esposa