Geral

Sase inicia Semana Pedagógica com profissionais da educação

16/04/2015
Sase inicia Semana Pedagógica com profissionais da educação
Estratégias de segurar a atenção do aluno estão sendo passadas. (Foto:Jorge Santos)

Estratégias de segurar a atenção do aluno estão sendo passadas. (Foto:Jorge Santos)

Realinhar os trabalhos com a escola de referência para a educação de pessoas privadas de liberdade é o objetivo da Semana Pedagógica promovida pela Diretoria de Educação da Superintendência de Assistência Socioeducativa (Sase). Destinado aos profissionais de educação da unidade, o evento começou nesta quarta (15) e acontece até sexta-feira e nos próximos dias 27 e 28.
As palestras acontecem na Escola Penitenciária, das 8h às 12h, e são ministradas pela equipe pedagógica da Escola Estadual de Educação Básica Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues. Com o tema “Aprendizagem para todos e para cada um: identificando problemas, buscando soluções”, o encontro visa discutir propostas para melhorar a educação no sistema socioeducativo, estimulando atividades diferenciadas com os adolescentes.
Atualmente, a Sase atende a 202 alunos divididos nas oito unidades socioeducativas. Com a parceria, a diretora de Educação, Ludmila de Macedo, acredita na melhoria dos índices educacionais junto aos jovens.
“Nesse encontro, serão discutidas propostas para como segurar a atenção dos alunos em sala de aula. Com isso, será um passo muito grande para o sistema socioeducativo, a fim de que possamos alcançar um índice maior de aceitabilidade por parte dos adolescentes”, disse Ludmila de Macedo.
Segundo a diretora, a escola estadual servirá como um referencial para a educação na Sase, fornecendo serviços, como acesso a documentos de alunos, matrículas, encaminhamentos para outras escolas, além da escolarização propriamente dita.
Para Leilson do Nascimento, diretor da escola referência, a proposta da semana é conscientizar e levar instrumentos para que os profissionais exerçam de forma eficiente a educação no sistema socioeducativo. “Vamos trabalhar o pedagógico pensando nas diferenças desse grupo”, disse, acrescentando: “Acredito que esse trabalho irá somar na qualificação do profissional de educação”.
A Escola Estadual de Educação Básica Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues foi criada com o objetivo de atender pessoas privadas de liberdade que se encontram nos sistemas socioeducativo e penitenciário.