Geral

Produtores de hortifruti e fruticultura conhecem linhas de crédito da Desenvolve

15/04/2015
Produtores de hortifruti e fruticultura conhecem linhas de crédito da Desenvolve
APLs podem ter acesso a linhas de crédito fornecidas pela Desenvolve. (Foto: Michel Rios/Arquivo)

APLs podem ter acesso a linhas de crédito fornecidas pela Desenvolve. (Foto: Michel Rios/Arquivo)

Uma das dificuldades dos integrantes dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) é o acesso ao crédito. Para minimizar esse problema, uma reunião foi realizada nesta terça-feira (14), na cidade de Palmeira dos Índios, com técnicos da Desenvolve (Agência de Fomento Alagoas), para esclarecer as principais dúvidas no assunto. A equipe explicou as linhas de FINANCIAMENTO da instituição para três associações e uma cooperativa.
Os grupos dos APLs Horticultura e Fruticultura no Agreste presentes no encontro compreendiam as cidades de Palmeira dos Índios, Igaci e Estrela de Alagoas. Eles puderam se aprofundar sobre as diversas possibilidades que a Agência de Fomento Alagoas pode oferecer, inclusive um segmento específico para Arranjos Produtivos Locais de baixa renda.
Para o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Sant’Anna, os produtores estão gerindo cada vez melhor suas propriedades, entretanto são carentes de capital de giro. “As associações estão até bem estruturadas, mas faltam certos elementos, uma delas, por exemplo, precisa de um caminhão para escoar a produção e o crédito poderá sanar esse problema”, justifica.
Durante o encontro, também foi realizada a reunião do colegiado regional do Programa Territórios da Cidadania, inciativa do governo federal que busca reduzir as desigualdades sociais. O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizar ações básicas de cidadania por meio de uma estratégia voltada a práticas sustentáveis.
O Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) é coordenado pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae.