Geral

Governo reitera compromisso em fortalecer a agricultura familiar em Alagoas

15/04/2015
Governo reitera compromisso em fortalecer a agricultura familiar em Alagoas
Secretário Álvaro Vasconcelos garantiu elaboração de projetos para desenvolvimento da agricultura no estado (Foto: Abides de Oliveira)

Secretário Álvaro Vasconcelos garantiu elaboração de projetos para desenvolvimento da agricultura no estado (Foto: Abides de Oliveira)

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), reiterou o compromisso em garantir apoio à agricultura familiar no Estado. O assunto foi pauta de reunião, na última segunda-feira (13), com trabalhadores rurais do agreste alagoano, no Clube dos Fumicultores, em Arapiraca.
O encontro contou com a participação de mais de cem produtores rurais e representantes da Seapa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Emater, Ministério da Agricultura, Fetag, Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial), União Nacional de Cooperativas da Agricultura (Unicafes), prefeituras, sindicatos e cooperativas.
Segundo o secretário estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, o governo do Estado vai garantir a assistência técnica aos produtores rurais e apoiar o FINANCIAMENTO ao setor.
“Estamos sempre à disposição para ajudar e colaborar com a melhoria do produtor rural. Após ouvir todos os segmentos, iremos elaborar projetos para resolver os problemas e desenvolver a agricultura em Alagoas”, destacou.
O FINANCIAMENTO para o plantio do fumo foi uma das principais reivindicações dos produtores rurais durante o encontro. O Banco do Brasil se propõe, em caráter excepcional, realizar estudos para voltar a financiar os produtores e também as demais culturas, que são tradicionais para a região.
“O FINANCIAMENTO do fumo deve ser feito com o auxilio das cooperativas. Temos recursos e o banco está disposto a financiar e fortalecer o setor. Mas queremos diversificar. O nosso interesse também está em outros setores, como a piscicultura e o milho”, comentou o superintendente estadual do Banco do Brasil, Marcus Augusto Ticianeli.

Projeto

No encontro, a Capial apresentou um projeto de assistência técnica para produtores rurais cooperados da região Agreste. A iniciativa contará com a parceria da Emater, que garantirá o acompanhamento técnico.
“A assistência técnica é uma das prioridades do governador Renan Filho. A Emater terá esse compromisso, não só com este projeto, mas também para trabalhar em todo o setor agropecuário de Alagoas”, afirmou o presidente da Emater, Carlos Dias.