Cidades

Em comparativo, Arapiraca reduz dengue em até mil casos

07/04/2015
Em comparativo, Arapiraca reduz dengue em até mil casos

 dengue(1)   Enquanto outros municípios estão em estado de alerta por conta de surtos de dengue, Arapiraca continua se prevenindo. Ao informar à população, com abertura e clareza, a cidade se municia de armas como a informação e o boca-a-boca para combater o mosquito transmissor.
Neste mês de março, a Prefeitura de Arapiraca iniciou um extenso mutirão contra a dengue em diversos bairros, que segue até junho deste ano.
Esta atividade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Promoção da Saúde, Coordenação das Ações em Combate à Dengue, Vigilância em Saúde e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), tem o apoio ainda de equipes do Tiro de Guerra (TG) com ativadores para o combate à doença.
De acordo com o Boletim Informativo de Dengue (BID), elaborado pelo Setor de Informação e Análise em Saúde, da SMS, em 2014, Arapiraca apresentou 2.637 casos notificados.
Através deste estudo, pode se notabilizar um decréscimo com relação ao ano anterior: em 2013, foram registrados 3.647. Isto é, uma diferença de mais de mil casos.
Como prevenção, para que estes números diminuam ainda mais, a prefeita Célia Rocha determinou que um mutirão fosse realizando com um cronograma abrangente, visto que os meses de maio e junho do ano passado apresentaram altos índices de incidência de dengue nos postos e hospitais.
O mutirão está chegando nos bairros, comunidades e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Orientações estão sendo dadas pelas equipes das próprias UBS de cada bairro, membros da Promoção da Saúde e agentes de endemias do CCZ, a fim de evitar que a desova do Aedes aegypti se dê em calhas e pneus com acúmulo de água, em garrafas viradas para cima, em pratos de plantas ou em caixas d’água mal tampadas, por exemplo.
“O trabalho é para conscientizar a população de que seu papel deve ser feito no dia a dia no combate a este mosquito. Se caso o arapiraquense sinta os sintomas característicos – como febre e dores nas articulações, cabeça e músculos -, o ideal é beber bastante líquido e que ele se dirija o mais rápido a uma UBS para o diagnóstico ser feito por um especialista”, diz o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa.

Confira o cronograma do mutirão de combate à dengue pelos bairros de Arapiraca:

03/03 – Planalto (manhã)
25/03 – Senador Nilo Coelho (manhã)/ Padre Antônio Lima Neto (tarde);
26/03 – Cacimbas (manhã)/ 2º Centro de Saúde, na Baixa Grande (tarde);
31/03 – Massaranduba (manhã)/ Primavera (tarde);
01/04 – São Luiz II (manhã);
07/04 – Vila Fernandes (manhã)/ Vila Capim (tarde);
08/04 – Vila São Francisco (manhã)/ 4º Centro de Saúde, no Itapoã (tarde);
09/04 – Senador Arnon de Mello (manhã)/ Baixão (tarde);
14/04 – Pau d’Arco (manhã)/ Baixa da Onça (tarde);
15/03 – Canaã (manhã)/ Raicho Seco (tarde);
16/04 – Bananeira (manhã)/ Poção (tarde);
22/04 – Cangandú (manhã)/ Pé Leve (tarde);
23/04 – Carrasco (manhã)/ Vila Aparecida (tarde);
24/04 – Bom Jardim (manhã);
28/04 – Laranjal (manhã)/ Boa Vista (tarde);
29/04 – Vila São José (manhã);
30/04 – Manoel Teles (manhã)/ Bom Sucesso(tarde);
04/05 – Caititus (manhã)/ Canafístula (tarde);
05/05 – Zélia Barbosa Rocha (manhã)/ Teotônio Vilela (tarde);
06/05 – Batingas (manhã)/ Conjunto Brisa do Lago, no Olho d’Água dos Cazuzinhas (tarde);
07/05 – Cavaco (manhã)/ Brasília (tarde); e
12/05 – 5º Centro de Saúde, no Centro (manhã)/ Bom Jardim (tarde).