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Hospital Geral do Estado capacita profissionais em atendimento ao público
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está capacitando, semanalmente, a equipe multiprofissional do Hospital Geral do Estado (HGE), referência no atendimento de urgência e emergência. A ação tem como meta promover a disposição de valores e comportamentos que visem a humanização do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A capacitação está focando os técnicos que atuam nos setores de Registro de Pacientes, Informação ao Paciente, Secretaria e do Serviço Social. O curso vai gerar um relatório parcial, que será encaminhado para a Coordenação de Recursos Humanos, visando agilizar, junto às áreas, respostas e resoluções que assegurem um atendimento qualificado.
Durante o curso, que tem como metodologia a problematização, onde são expostas as deficiências e apresentadas sugestões para solucioná-las, segundo destacou a psicóloga do Recursos Humanos do HGE, Vera Calado. “Após a capacitação será preparado um relatório geral, com todos os dados das pesquisas”.
Ainda de acordo com Vera Calado, o curso se divide em três módulos, que acontecem todas as segundas-feiras, de 12h às 18h. “Apreciar o profissional, através de cursos e capacitações é a forma mais coerente para prepará-lo para valorizar o usuário”, ressaltou.
Temas trabalhados
Neste mês estão sendo trabalhados os temas ‘Entendendo o usuário’, ‘Mantenha-se Informado’ e ‘Empatia’. No próximo mês será discutida a comunicação e, em seguida, no terceiro mês, a linguagem do bom atendimento e a atenção ao usuário.
Vera Calado ressaltou que, antes do curso ser iniciado, foi realizada uma pesquisa de satisfação de atendimento com os usuários (pacientes e acompanhantes). “Agora, estamos aplicando a pesquisa, também, com os servidores que participam do curso. Queremos que eles percebam como estão atendendo os usuários, para, assim, discutirmos onde devemos melhorar”, explicou.
Ainda, de acordo com ela, será executada uma pesquisa, após um mês do término da capacitação, visando avaliar o desempenho dos profissionais. “A intenção é averiguarmos como eles estão colocando em prática o aprendizado do curso e, assim, podermos ofertar um novo rodízio de cursos para o segundo semestre”, evidenciou Vera Calado.
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