Geral

Escolas da rede estadual da capital promovem primeira reunião de alinhamento

28/02/2015
Escolas da rede estadual da capital promovem primeira reunião de alinhamento

Roberval Ferreira, novo gestor da 1ª CRE, disse que pretende visitar cada uma das 52 escolas que compõem a coordenadoria, garantindo total apoio para as demandas das unidades escolares (Foto: José Demétrio)

Roberval Ferreira, novo gestor da 1ª CRE, disse que pretende visitar cada uma das 52 escolas que compõem a coordenadoria, garantindo total apoio para as demandas das unidades escolares (Foto: José Demétrio)

  As escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participaram de sua primeira reunião de alinhamento de ações após o início do reordenamento da rede estadual e posse dos novos gestores das CREs. Na ocasião, houve a apresentação do novo gestor Roberval Ferreira e a despedida e homenagem à antiga coordenadora, Ana Amélia Silva.
Desde o início desta semana, a 1ª CRE aumentou o seu quantitativo de escolas, passando a responder por 52 unidades de ensino na Ponta Grossa, Levada, Vergel do Lago, Trapiche, Centro, Poço, Vale do Reginaldo, Jacintinho, Feitosa, Barro Duro, Sítio São Jorge, Jaraguá, Ponta da Terra, Pajuçara, Santo Eduardo, Jatiúca, Jacarecica, Cruz das Almas e litoral norte da capital.
A coordenadoria responde ainda pelos municípios de Marechal Deodoro e Paripueira. Esta também é a CRE que abriga o núcleo de sistema da Secretaria de Estado da Educação (SEE) na capital, sendo diretamente responsável por questões relativas à validação de históricos escolares tanto de escolas públicas quanto particulares.
Durante o encontro, a antiga coordenadora Ana Amélia Silva entregou ao novo gestor, Roberval Ferreira, um relatório com informações acerca das escolas, projetos e funcionários que compõem a CRE e deu boas vindas ao seu sucessor. Roberval agradeceu o apoio de Ana Amélia e destacou as prioridades para a educação estadual para os próximos anos.
“Desde o início do ano, a SEE mantém diálogo constante com as prefeituras acerca do processo de municipalização do transporte escolar e do ensino fundamental. O Governo também está estudando os meios legais para descentralizar o repasse de recursos da educação, de forma que os mesmos sejam repassados diretamente às escolas, dando mais autonomia a vocês diretores”, disse.
Roberval Ferreira também chamou atenção para o novo modelo de escolha do comando das coordenadorias regionais. “Os gestores serão avaliados pela meritocracia e pelo desempenho de suas escolas em índices educacionais como o Ideb. Isto significa que qualquer um de vocês poderá ser o coordenador da 1ªCRE no futuro”, afirmou.
Por fim, Roberval afirmou que pretende visitar cada uma das 52 escolas que compõem a CRE, garantindo total apoio da coordenadoria para as demandas das unidades escolares. Ele informou ainda que haverá a mudança da sede da Coordenadoria, que não será mais na Rua Melo Morais, no Centro, mas na Rua Epaminondas Gracindo, na Pajuçara, na antiga sede da 13ª CRE. Já a 13ª coordenadoria deverá ser transferida para o bairro do Farol, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). Em ambos os casos, a mudança ainda não tem data prevista.