Geral

Secretário contabiliza crescimento de 30% no atendimento do Sine

27/02/2015
Secretário contabiliza crescimento de 30% no atendimento do Sine
Em março, devem ser inaugurados postos do Sine em Pio Largo e Penedo (Foto: Arquivo Secretaria do Trabalho)

Em março, devem ser inaugurados postos do Sine em Pio Largo e Penedo (Foto: Arquivo Secretaria do Trabalho)

O secretário de Estado do Trabalho comemora um avanço significativo no atendimento do Serviço Nacional de Emprego (Sine), em Alagoas. Em entrevista cedida à TV Alagoas, Rafael Brito explanou sobre os 30% de ampliação dos atendimentos nos postos, como também a consolidação de convênios que vão qualificar o trabalhador alagoano.
“Recebi computadores e condicionadores de ar das Secretarias da Fazenda e do Planejamento e hoje estão devidamente funcionando nas unidades do Sine. Para se ter uma ideia, comparando os resultados de janeiro e fevereiro deste ano com o mesmo período de 2014, aumentamos em 30% o número de atendimentos da rede Sine no Estado, em virtude das condições que ofertamos agora”, avaliou Rafael Brito.
Mesmo diante desta realidade alcançada dentro de dois meses, o secretário entende que seu desafio vai além e mira na ampliação ainda maior dos serviços ofertados pela Secretaria do Trabalho e Emprego. O Sine do Maceió Shopping foi inaugurado antes do Carnaval e já está em funcionamento o Ônibus do Trabalho e Emprego, que percorre as cidades que ainda não têm uma unidade do Sine.
“É preciso oferecer esta facilidade para que o trabalhador rural não precise se deslocar para dar entrada no seguro desemprego. Em primeiro momento, o ônibus atenderá à região Metropolitana para desafogar o atendimento dos Sines da capital e acolher os trabalhadores do corte da cana”, esclareceu o titular da pasta.
Sobre as filas nos postos de atendimento, historicamente vale lembrar que os trabalhadores, que buscavam assistência, dormiam na fachada das unidades. A explicação do secretário é prudente e cautelosa, pois as filas permanecem, entretanto com um volume bem menor, em virtude da descentralização da assistência a este segmento. Porém, Rafael Brito lembra que a demanda maior só é percebida hoje após feriadões ou fins de semana. São cinco unidades do Sine em Maceió, e 12 no interior do Estado aptas a atender o cidadão. O Governo já tem em mente os municípios que podem contar nas próximas semanas com uma unidade do Serviço Nacional do Emprego.
“A ampliação vai acontecer já neste mês de março. Serão inaugurados novos postos em Rio Largo e em Penedo, além de que vamos reativar o Sine de Santana do Ipanema, fechado há três anos”, completou o secretário.
Por outro lado, a capacitação profissional não está fora dos planos da Secretaria de Trabalho e Emprego. Para tal, o Governo assinou convênio com duas empresas de grande porte, a Microsoft e a Ticket. Serão feitas capacitações dos pacotes da gigante da internet de forma gratuita e ampla. Já pela Ticket, o treinamento será feito de um programa específico para micro e pequenos empreendedores da área de alimentação – de fluxo de caixa até fracionamento de alimentos.
“São cursos on line que terão a emissão de certificados pelas duas empresas. Na próxima terça-feira, a Secretaria do Trabalho vai disponibilizar todo o procedimento”, avisou Rafael Brito.