Geral

Ex-estagiário busca experiência do Sebrae para inovar no mercado alagoano

27/02/2015
Ex-estagiário busca experiência do Sebrae para inovar no mercado alagoano
ticket 0

A Ticket Com trabalha com o posicionamento de propaganda de forma estratégica, que pode ser bastante útil às pequenas empresas

    Há alguns anos, durante a faculdade de Ciências Contábeis, Alan Lisboa foi estagiário do Sebrae em Alagoas, na Unidade de Atendimento Empresarial (UAE). Foi assim que ele conheceu em primeira mão as possibilidades de consultoria e apoio que a instituição tem a oferecer aos empreendedores. Meses atrás, o jovem de 26 anos buscou essa experiência, e hoje comemora o sucesso do seu primeiro empreendimento, uma franquia da empresa francesa Ticket Com em Maceió.
Alan e os dois sócios, Renato Carvalho e Denis Galvão, atuam no ramo da propaganda direcionada e de baixo custo, feita no verso das bobinas de cupons fiscais, sendo a primeira empresa nesse ramo em Alagoas. Eles escolheram a Ticket Com pela experiência – 15 anos de atuação no mercado internacional – e novidade do produto.
“Queríamos escapar um pouco dessa competição do mercado normal e investir em algo que fosse tendência. Escolhemos a franquia pelo know how e práticas bem sucedidas no mercado. Então fomos ao Sebrae para ver o que eles nos sugeriam sobre caminhos e parceiros, e levamos o plano adiante”, contou Alan.
A Ticket Com trabalha com o posicionamento de propaganda de forma estratégica, que pode ser bastante útil às pequenas empresas. No momento, fecharam parceria com uma rede de supermercados que possui seis unidades em Maceió. Eles imprimem cupons de desconto das lojas interessadas no verso das bobinas dos cupons fiscais.
Em cada rolo, uma ordem de 15 anúncios é repetida 66 vezes. No mês de fevereiro, em um único supermercado na parte baixa de Maceió, o anúncio das empresas foi repetido 49.500 vezes, já que foram usadas 750 bobinas.
“Todo mundo precisa ir ao supermercado, e podemos segmentar o público de acordo com características sociais e econômicas, então conseguimos entregar ao cliente a propaganda com o público-alvo que ele quer. Estamos captando novos clientes e fechando novas parcerias para fazer outro lançamento do produto em abril”, explicou Alan.

    Cuidados para franquias

Os jovens empresários pretendem voltar ao Sebrae mais vezes no futuro, já que possuem um plano de expansão do negócio. “O Sebrae é indispensável para a pequena empresa. Esse é nosso primeiro empreendimento, mas eu já conheço o potencial que a instituição tem a oferecer em cursos, indicações e oportunidades de negócios”, afirmou Alan Lisboa.
Alguns desses pontos para orientação são as etapas para a contratação da franquia e quais itens precisam ser negociados claramente com a empresa matriz, como alerta Maurício Oliveira, analista da Unidade de Atendimento Empresarial do Sebrae em Alagoas.
“É preciso estar atento no contrato para estabelecer os serviços que serão prestados naquela unidade e a relação entre franquia e franqueado. Analisar o perfil do franqueado, ver o que a matriz vai fornecer em treinamento, suporte, material e propaganda. Além de definir o território de atendimento, caso surjam outras unidades na mesma região, no futuro”, explicou Maurício.
Entre os termos do contrato ainda estão itens como definição de valores de taxas, forma de pagamento de royalties, procedimentos de assistência à franquia e até como proceder em caso de finalização do negócio. “São vários aspectos importantes a serem observados, e é preciso que o empresário e futuro empresário estejam atentos para buscar as informações”, finalizou o analista.