Geral

Atendimento obstétrico da Maternidade Santa Mônica passa a funcionar no Hospital do Açúcar

27/02/2015
Atendimento obstétrico da Maternidade Santa Mônica passa a funcionar no Hospital do Açúcar

  SECRET DE SAUDE INSPECIONA HOSP  Após a determinação do governador Renan Filho de interditar a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), o atendimento obstétrico da unidade passou funcionar no Hospital do Açúcar nesta quinta-feira (26). Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) contratualizou uma área exclusiva, que passou a contar com duas salas de cirurgia, triagem e pré-parto, sala de parto, dois leitos de UTI Materna e 16 leitos de enfermaria, chegando a 30 leitos em 40 dias.
Já no Hospital Geral do Estado (HGE), foram abertos 20 leitos de UTI Neonatal e cinco leitos de mãe canguru, além de quatro vagas para mães acompanhantes, restritas às pacientes do interior do Estado. Até a conclusão da reforma, marcada para ocorrer em setembro deste ano, as duas unidades irão acomodar o atendimento de alto risco prestado pela Maternidade Escola Santa Mônica.
Antes da abertura dos novos serviços, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, inspecionou as novas instalações. A gestora da saúde estadual constatou que o atendimento será disponibilizado com eficiência, agilidade e humanização, assegurando que as gestantes, puérperas e seus bebês disponham de um serviço qualificado.
“O governador Renan Filho determinou que a [Maternidade Escola] Santa Mônica permaneça interditada até a conclusão da reforma. Com isso, ficou acordado que o serviço prestado iria migrar para os Hospitais do Açúcar e HGE, cujas estruturas passaram por adaptações, visando atender às exigências da obstetrícia e neonatologia”, informou a secretária de Estado da Saúde.

Estrutura – Para abrir os novos serviços, todo o mobiliário e equipamentos foram transferidos da Maternidade Escola Santa Mônica para os Hospitais do Açúcar e Geral do Estado. Desde o último fim de semana, as equipes multiprofissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) trabalharam para montar a estrutura adequada.
“É importante destacar o empenho da equipe multiprofissional e dos técnicos que atuam nos setores de logística, administrativo e de recursos humanos. Também queremos agradecer as direções do HGE e Hospital do Açúcar pela parceria firmada com a Uncisal, que possibilitou a migração da Santa Mônica para as duas unidades”, enfatizou Rozangela Wyszomirska.