Geral

Secretário anuncia descentralização de recursos para garantir autonomia a escolas

23/02/2015
Secretário anuncia descentralização de recursos para garantir autonomia a escolas
Secretário Luciano Barbosa disse que os novos coordenadores terão papel fundamental no processo de municipalização do Ensino Fundamental e transporte escolar, graças à força da articulação (Foto: Valdir Rocha)

Secretário Luciano Barbosa disse que os novos coordenadores terão papel fundamental no processo de municipalização do Ensino Fundamental e transporte escolar, graças à força da articulação (Foto: Valdir Rocha)

A posse dos novos coordenadores regionais de Educação nesta segunda-feira (23) no Palácio República dos Palmares traz uma nova cultura administrativa para a Educação em Alagoas. Agora, os critérios para a escolha dos gestores das CREs são extremamente técnicos, levando em consideração a trajetória e os resultados alcançados pelos educadores enquanto diretores de escola.
“Estes 13 coordenadores que hoje são empossados foram selecionados para assumirem estes cargos em virtude de sua contribuição para a Educação de Alagoas. Para a escolha deste gestores, levamos em conta o desempenho de suas escolas na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o que é um estímulo, pois, além de reconhecer o trabalho destes educadores, este critério sinaliza para o fato de que qualquer diretor também pode ser coordenador de sua região, desde que tenha um bom desempenho como gestor”, destaca o secretário Luciano Barbosa.
O secretário disse que os novos coordenadores terão papel fundamental no processo de municipalização do Ensino Fundamental e transporte escolar, visto que, em suas regiões, terão contato direto com as secretarias municipais de Educação, atuando como articuladores do Estado junto aos municípios.
“Por conhecerem bem as demandas de suas regiões, os coordenadores desempenharão um papel importante neste processo. Vale ressaltar que, com a transferência das turmas do Ensino Fundamental para os municípios, nós não estamos nos eximindo de responsabilidade com o Ensino Fundamental, pois trabalharemos conjuntamente com os municípios para a execução de projetos para o fortalecimento desta modalidade”, complementa Barbosa.

Autonomia

Em sua fala, o secretário ressaltou que o Governo Renan Filho tem como prioridade o investimento no fortalecimento da escola e, para isso, está sendo feito um reordenamento dos gastos da Secretaria de Educação.
“Tínhamos contratos de transporte, vigilância e aluguel de galpões que, juntos, totalizavam R$ 100 milhões. Entendemos que precisamos inverter este processo e direcionar prioritariamente este dinheiro para as escolas e, para isso, vamos trabalhar pela descentralização dos recursos da Educação, repassando-os diretamente para as unidades para que elas tenham mais autonomia e possam, por exemplo, promover uma reforma com mais agilidade. Isso, claro, tendo o acompanhamento e o controle social necessários e previstos por lei”, frisa.
Para que os novos coordenadores regionais se familiarizem acerca das práticas da gestão pública, Barbosa anunciou que a Secretaria de Educação fará uma parceria com o Tribunal de Contas para a promoção de uma capacitação sobre temas como licitação e prestação de contas. Os novos coordenadores também participarão de outra formação, esta de caráter pedagógico, que será conduzida pela Secretaria de Educação.
“Nesta capacitação, abordaremos a prática da gestão escolar de forma ampla, mostrando também como funciona a estrutura das coordenadorias e da Secretaria de Educação. Esta formação deverá acontecer até a próxima sexta-feira” informa a secretária adjunta, Laura Souza.