Geral

Turistas e alagoanos dispõem de 50 praias próprias para banho

14/02/2015
Turistas e alagoanos dispõem de 50 praias próprias para banho
Frequentadores podem aproveitar o descanso de Momo. (Foto: Thiago Sampaio)

Frequentadores podem aproveitar o descanso de Momo. (Foto: Thiago Sampaio)

O relatório de balneabilidade dessa semana apresenta os 50 trechos que podem ser aproveitados pelos banhistas. Divulgado nesta sexta-feira (13), o documento é produzido com base na resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e é resultado das análises feitas em amostras coletadas em 60 diferentes pontos dos litorais norte e sul do estado, e em Maceió.
As coletas foram feitas entre os dias 09 e 11, quando não houve o registro de chuvas. Entretanto, é importante estar atento porque o trecho pode sofrer alterações na classificação como própria ou imprópria para banho com a variação da maré, ocorrência de chuvas ou algum tipo de acidente ambiental que ocorra no local.
No relatório apresentado nesta sexta-feira, entre os 18 trechos de praias do Litoral Sul, apenas um foi considerado impróprio. Em Maceió, dos 20 pontos onde foram feitas as coletas, três devem ser evitados pelos banhistas. No Litoral Norte, entre os 22 trechos analisados, seis estão considerados impróprios.
O critério de classificação quanto a própria ou imprópria para banho é a presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes por 100mL da amostra de água coletada, durante quatro de cinco semanas consecutivas ou pelo menos 80% do conjunto de amostras analisadas.
O documento está disponível para a população no site do IMA www.ima.a.gov.br .