Geral

Empresários iniciam obras em lotes do Polo Moveleiro do Agreste

31/01/2015
Empresários iniciam obras em lotes do Polo Moveleiro do Agreste
O Polo visa a implementação de pelo menos 20 empresas ligadas ao APL Móveis do Agreste, que almejam o fortalecimento e crescimento de seus empreendimentos - Foto: Lourdes Rizzatto

O Polo visa a implementação de pelo menos 20 empresas ligadas ao APL Móveis do Agreste, que almejam o fortalecimento e crescimento de seus empreendimentos – Foto: Lourdes Rizzatto

  Esperado pelos empreendedores do ramo moveleiro da região Agreste de Alagoas, o Polo Moveleiro Nascimento Leão, situado às margens da Rodovia AL-220, no povoado Capim, em Arapiraca, começa a ganhar formas. Em visita realizada na última quarta-feira (28), a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis do Agreste, Cárbia Cristine, destacou os avanços das obras dos primeiros lotes formalizados.
Segundo a gestora, cinco empresários já deram início à limpeza e terraplanagem de seus lotes – dois, inclusive, já em fase de construção. Outro lote, que irá abrigar a E.S. Lima Móveis, já se encontra em período avançado de edificação. Enquanto isso, outros empreendedores dão andamento à formalização necessária para começarem as obras.
“Dos 45 lotes, cinco já se encontram com as documentações prontas para dar início ao projeto, sendo que um deles já está com as obras avançadas. A partir do dia primeiro de fevereiro, a Sandes Estofados dará início à obra nos seus lotes e os demais vão iniciar os trabalhos após o período carnavalesco”, explicou Cárbia.
Para o empresário Luiz Sandes Santos, da Sandes Estofados, esta é uma grande oportunidade para o crescimento do setor, um dos grandes geradores de emprego e renda na região. Sandes espera produzir móveis que supram a necessidade tanto do Estado de Alagoas quanto de estados vizinhos, além de agradar clientes de vários tipo, desde o gosto refinado ao popular.
“Esperamos que as expectativas sejam atendidas e que nossos produtos continuem agradando a todos. Temos experiência moveleira aqui em Arapiraca e também nas cidades vizinhas. Com esse espaço, estaremos duplicando ou quem sabe até triplicando o nosso potencial de venda”, afirmou Luiz Sandes.

    Expansão de mercado

Ambicionando o comércio do Norte e Nordeste, Egnaldo Pedro, da Indústria Alagoana de Portas, celebra o Polo Moveleiro como mais uma forma de alavancar e potencializar a sua marca, desligando-se de vez do comércio sulista da modalidade de portas ocas, maior vendedor do ramo, já que não há outro produtor que atenda à demanda do mercado.
“Queremos trazer para Arapiraca uma nova forma de empreender. Temos o mesmo potencial que os produtores do Sul de levar o nosso material para regiões relativamente mais próximas a nós. Quando tivermos nosso empreendimento já consolidado aqui no Polo e com a produção em um grau elevado, tenham certeza de que alçaremos um grande voo no setor comercial de portas ocas da região Norte e Nordeste”, apontou o empresário Egnaldo Pedro.

    Participação em feiras

Como forma de incentivar ainda mais os profissionais que atuam na área moveleira na região, o Sebrae e Associação Moveleira do Agreste (Amagre) estimulam a participação dos empresários em exposições de renome dentro e fora do Brasil, como forma de incentivo a novas práticas e modelos de móveis, contribuindo também para o desenvolvimento curricular e profissional de seus designers.
Empresários de Arapiraca e Palmeira dos Índios tem se deslocado para eventos como a Feira Internacional de Fornecedores de Madeira e Móveis – Feira Formóbile, em São Paulo e para a Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA), que acontece em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Além de visitar a Feira de Hannover, na Alemanha e a de Milão, na Itália, conceituadas em todo o mundo.
“Eles puderam conhecer as tendências mundiais no que consiste a produção moveleira. O Sebrae e Amagre incentivam essas buscas de informações como uma forma de trazer para Alagoas o melhor para a produção, com conceitos inovadores e despojadas”, considerou a gestora do APL Móveis do Agreste, Cárbia Cristine.

    Decor Agreste

Idealizada pela Associação Moveleira do Agreste (Amagre) com o apoio do Sebrae, a região Agrestina do Estado de Alagoas também tem seu próprio evento. A Decor Agreste, exposição que visa potencializar os empreendimentos do setor com apresentação de arquitetos, designers, empresários do ramo e estudantes, realizou sua quarta edição no ano de 2014.
O evento incentiva a produção local dos associados, dentre as mais diversificadas modalidades moveleiras, quer seja nas áreas comerciais, quer seja nas de lazer. As instalações consistem na reforma geral de uma residência, redecorando-as para a exposição, com alguns itens e projetos à venda.

    O Polo Moveleiro

Inaugurado no dia 22 de dezembro de 2011, o Polo Moveleiro Nascimento Leão tem área de abrangência de 96 mil metros quadrados, divididos em 45 lotes, destinados a empreendedores de Arapiraca e região que tenham como atividade a produção moveleira.
O projeto foi viabilizado pelo Governo do Estado de Alagoas e Prefeitura Municipal de Arapiraca, com apoio do Sebrae, por meio de consultorias, desenvolvimento de missões e financiamentos para empresários interessados na obtenção de lotes. A Associação Moveleira do Agreste (Amagre) irá administrar o Polo nas atividades cotidianas. O projeto também conta com a parceria da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea) e o Sindicato dos Marceneiros (Sindmarc).
O Polo visa a implementação de pelo menos 20 empresas ligadas ao Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis do Agreste, que almejam o fortalecimento e crescimento de seus empreendimentos. Além disso, contempla cerca de 70 Microempreendedores Individuais por meio do galpão comunitário, que tem a proporção de seis lotes, contribuindo para alavancar suas produções.
Com o Polo totalmente construído, a expectativa é de que sejam geradas mais de dois mil empregos diretos e indiretos, nas cidades de Arapiraca e Palmeira dos Índios.
Para a gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae em Alagoas, Fátima Aguiar, essa foi uma conquista bastante significativa para os moveleiros da região, uma vez que eles se tornam mais seguros de si e de toda a sua produção, por meio de toda evolução obtida ao ponto de identificar a necessidade de um espaço para essa atividade.
“Esta foi uma forma que eles encontraram de se tornarem protagonistas e de poder se apropriar e defender seus interesses. Essa é uma conquista dos moveleiros, onde observamos todo o desenvolvimento e crescimento setorial no mercado produtivo”, apontou a gerente Fátima Aguiar.

 APL Móveis do Agreste

O APL Móveis do Agreste ambiciona a estruturação do setor moveleiro das cidades Arapiraca e Palmeira dos Índios de forma mais atuante e organizada, com a finalidade de buscar novas oportunidades de negócios e incrementar a rentabilidade, através de melhorias na gestão empresarial do setor com o aumento do associativismo.
O setor moveleiro faz parte da vocação empresarial da região, além de participar de forma significativa na arrecadação de impostos para as cidades de Arapiraca e Palmeira dos Índios.
É um dos 18 arranjos que compõem o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), conduzido pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae em Alagoas, sendo um dos mais antigos em atuação, com dez anos de atividades.