Geral
Reestruturação do Pronatec é debatida com diretores de escolas

Diretores de 74 escolas da rede estadual de ensino participaram, nesta sexta-feira (30), de uma reunião de trabalho com a Coordenação Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Alagoas.
Durante a reunião, foram passados os informes sobre as mudanças realizadas no programa, que passa por reestruturação, por determinação do secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa. “O objetivo é fortalecer as escolas e, por isso estamos realizando este primeiro contato com os diretores”, afirmou o coordenador-geral do Pronatec na Secretaria de Estado da Educação, Hélvio Soares.
Segundo ele, a meta da Secretaria de Educação é capacitar em 2015 17 mil alunos em cursos do Pronatec. No entanto, esta oferta de vagas vai depender do Ministério da Educação (MEC). “Temos, atualmente, 7.500 alunos matriculados em cursos do programa e, este ano, estão agendadas duas pactuações com o MEC, uma em março e outra em agosto, com as quais devemos consolidar a oferta de mais 10 mil vagas”, afirmou.
Hélvio Soares disse também que a reestruturação do programa passa ainda pela formação das equipes e pela melhoria dos cursos profissionalizantes. “Por isso, já nos reunimos com os coordenadores regionais de Educação e agora estamos reunidos com os diretores das escolas”, acrescentou.
Parceria – A aplicação e monitoramento dos cursos serão sistematizados numa linha de trabalho semelhante àquela adotada pelo Instituto Federal de Educação (Ifal). O sistema utilizado pelo Ifal será repassado à SEE por meio de um convênio de cooperação técnica.
Atualmente, cerca de 7,5 mil alunos estão matriculados nos cursos do Pronatec ofertados pela Educação estadual. Com as duas pactuações previstas para 2015, cada uma ofertando 5 mil vagas é possível que o número de alunos chegue a 17 mil no final do ano.
Ao todo, são 11 eixos temáticos de 233 cursos ofertados, sendo 44 de curta duração (FIC) e 189 de media duração (técnicos).
Os onze eixos temáticos contemplam os seguintes segmentos profissionalizantes: produção alimentícia (como por exemplo, curso de padeiro e pizzaiolo); gestão e negócios; turismo, hospitalidade de lazer; recursos naturais; controle e processos industriais; infraestrutura e logística; meio ambiente e saúde; desenvolvimento educacional; informação e comunicação (informática); produção cultural e design.
Mais lidas
-
1HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
2ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA
-
3FUTEBOL
Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF que se candidatou ao cargo máximo na CBF
-
4METEOROLOGIA
Saiba qual a previsão do tempo neste fim de semana em Alagoas, segundo a Semarh
-
5FUTEBOL
Luis Zubeldía estuda mudanças no São Paulo para voltar a vencer no Brasileiro