Geral

Reeducandos são transferidos do presídio Baldomero Cavalcanti para Agreste

23/01/2015
Reeducandos são transferidos do presídio Baldomero Cavalcanti para Agreste
Esquema de segurança contou com sete veículos terrestres e apoio aéreo da Polícia Militar

Esquema de segurança contou com sete veículos terrestres e apoio aéreo da Polícia Militar

A Secretaria de Estado de Defesa Social e Ressocialização (Sedres) realizou, nesta sexta-feira (23), a transferência de 59 reeducandos do presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió, para o presídio do Agreste, no município de Girau de Ponciano. O objetivo da transferência foi coibir as ações criminosas, transferindo custodiados de maior periculosidade, como líderes de facções criminosas, para a unidade do Agreste. Durante esta ação, 60 reeducandos também retornaram do presídio do Agreste para o complexo prisional, na capital.
Foi montado um grande esquema de segurança, que teve a participação de dois ônibus e um carro-cela, quatro viaturas do Batalhão de Operações Especiais (Bope), duas equipes do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), 30 agente do Grupo de Intervenção Tática (GIT) e Grupo de Escolta e Remoção (GER) do sistema prisional, além do apoio aéreo da Polícia Militar.
A transferência teve a autorização do juiz da 16º Vara de Execuções Penais, José Braga Neto, após a conclusão de um trabalho de investigação realizada pelo serviço de inteligência do Sistema Penitenciário e da Secretaria de Defesa Social e Ressocialização.
Segundo José Anízio, diretor da Diretoria das Unidades Penitenciárias (DUP), a ação teve a finalidade de desarticular as ações de organizações criminosas que agiam dentro dos presídios alagoanos. “Estas ações são para coibir as práticas delituosas, principalmente partindo do sistema prisional”, enfatizou. Esta é a terceira transferência para a unidade do Agreste só neste mês.