Política

Teotonio Vilela faz balanço dos oito anos de gestão

26/12/2014
Teotonio Vilela faz balanço dos oito anos de gestão

teolargeO governador Teotonio Vilela Filho reuniu nesta terça-feira (26), no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, a imprensa alagoana para um balanço dos oito anos de sua gestão. Teotonio apresentou um panorama de como encontrou o Governo e como deixou, mostrando números, índices e as principais ações e marcas da sua gestão.
O governador lembrou as realizações de seu governo nas principais áreas de atuação, como saúde, segurança, educação, obras públicas, investimentos privados, agricultura, ciência e tecnologia.
“Quando assumi o Governo os indicadores sociais eram muito ruins. Hoje as inflexões são positivas e estamos numa situação bem melhor. Todas as políticas públicas foram direcionadas para todos os municípios, indistintamente. Vamos fechar 2014 sem dever um centavo aos municípios”, assinalou Teotonio.
Foi também no governo de Teotonio Vilela, quando se deu o maior número de recrutamento de Policiais Militares, via concurso público, que incluindo o pessoal da reserva técnica do governo anterior, chegou a 2.500 novos policiais. “As viaturas eram apenas 40 em condições de uso, em 2008. Hoje já temos mais de 400 viaturas. Todos os PMs têm pistolas ponto 40, a mesma usada pela polícia de Nova Iorque”.
Ainda sobre o segurança, o governador citou a construção de novos presídios, com a duplicação do número de vagas, que acompanhou o número de prisões, que em oito anos passou de 1.500 presos no sistema para 3.000.
O governador também destacou os investimentos em obras públicas, que chegaram a mais de R$ 5 bilhões ao longo de oito anos, com destaque para o Canal do Sertão, que saiu do zero para 123 quilômetros construídos.
“O Canal é hoje o segundo rio de Alagoas em vazão contínua, só perdendo para o Rio São Francisco. As obras já estão chegando a São José da Tapera e Olho d´Água das Flores. Trata-se da maior obra hídrica da história de Alagoas, em todos os sentidos, nunca tivemos trechos paralisados, e hoje temos mais de 3.500 sertanejos trabalhando na obra. Eles estão lá de bota, macacão e capacete trabalhando para construir o presente e o futuro deles”.
Teotonio também falou sobre sua política habitacional, com a construção de mais de 50 mil moradias, com o Estado batendo a meta em quatro anos seguidos do programa federal Minha Casa, Minha Vida. Na área de abastecimento de água, o Governo foi o que mais investiu em toda a história, com a chegada de nova adutoras como a do Agreste, da Bacia Leiteira, a Helenildo Ribeiro, em Palmeira dos Índios, do Bálsamo, e a do Alto Sertão.
O setor de desenvolvimento econômico também passou por uma grande reviravolta, segundo o governador Teotonio Vilela.
“Alagoas há trinta anos, desde quando assumi, não recebia uma grande empresa. Hoje, oito anos depois já são mais de R$ 5 bilhões de investimentos da iniciativa privada. Já são 107 empresas abertas no Estado, como a Portobelo, que constrói a maior empresa de cerâmica do Brasil. O número de micro e pequenas empresas foi outro setor onde o meu governo deu um salto. Saímos de 8 mil MPEs em 2008, para mais de 100 mil em 2014”.

Saúde
No balanço apresentado pelo governador Teotonio Vilela, destacou-se a redução do índice de mortalidade infantil. Se antes Alagoas detinha a pior colocação do Brasil, atualmente, por meio de programas como, o Viva a Vida, o Promater, dentre outros investimentos, foi possível alcançar a 17ª colocação, uma redução de 26% meta que fez conquistar o prêmio Unicef como o estado que mais reduziu a mortalidade infantil no país.
Segundo Teotonio, na área da saúde, o avanço tem sido estabelecido com projetos de descentralização. Dentre as principais medidas estão a construção de mais de 65 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS); 9 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) – que funcionam 24 horas por dia e sete dias por semana – na capital e no interior; a ampliação da Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca; e do Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, fortalecendo o atendimento de média e alta complexidade no interior, desafogando o fluxo de pacientes do Hospital Geral do Estado, em Maceió; e a implantação de 36 Unidades do SAMU, um alcance de 100% do Estado.

Promoção da Paz
Ao final, o governador fez uma explanação da situação financeira do Estado, enfatizando que deixa as tratativas avançadas junto a organismo de fomento como o Banco Mundial, Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento.