Geral

Especialistas mostram por que Jesus não pode ter nascido na data em que se comemora o Natal

25/12/2014
Especialistas mostram por que Jesus não pode  ter nascido na data em que se comemora o Natal

lapinhaNão é impossível, mas é improvável que Jesus Cristo tenha nascido no dia 25 de dezembro, data na qual celebrações se espalham pelo mundo. A maioria dos estudiosos do tema elenca uma série de fatores que tornam praticamente impossível acreditar que o nascimento tenha ocorrido nesta data.
Na Bíblia, não há referência a dia ou mês e conclusões somente podem ser tiradas a partir da interpretação de passagens narradas. Os eventos que rodearam o nascimento de Jesus têm sido recontados ao longo da história e deixam muitas dúvidas.
Um aspecto fundamental para que o nascimento não tenha ocorrido em dezembro, muito menos no dia 25, já que a Bíblia não faz referenda ao dia, é que nesta época do ano era inverno em Israel. Desta forma, pastores não poderiam estar rebanhando ovelhas, até porque os campos se tornavam improdutivos neste período do ano. Outro ponto e que por ser um período de frio extremo seria especialmente difícil para Maria viajar grávida pelo longo caminho de Nazaré a Belém, cerca de 120 quilômetros.
Alguns pesquisadores acreditam que Jesus tenha nascido no período compreendido entre fins de setembro e início do outubro, tendo a concepção ocorrida em dezembro. Nesta época ocorria a Festa dos Tabernáculos, ou Festa da Colheita, quando uma viagem como a feita por Maria era comumente admitida.
A Festa da Colheita era originalmente uma festa agrícola, assim como a Páscoa e Pentecoste. Ela comemorava o termino da colheita dos frutos e nozes do verão. Durava uma semana, relembrando os 40 anos de êxodo dos judeus no deserto após a sua saída do Egito. Nesse período o povo judeu não tinha terra própria, eram nômades e vivam em pequenas tendas ou cabanas frágeis e temporárias.
Segundo o doutor Russel Shedd, escritor e conferencista, considerado um dos principais pensadores da Igreja Católica, o nascimento ocorreu durante a Festa dos Tabernáculos, considerando os turnos (foram organizados os sacerdotes para ministrarem na casa do Senhor) de sacerdócio de Zacarias, pai de João Batista, primo de Jesus. “Ele nasceu na época da Festa dos Tabernáculos, em outubro. Seu nascimento pode ser calculado assim: Zacarias exercia seu turno em julho (Lc. 1: 5,8) por ser do turno de Abdias, o oitavo turno do ano eclesiástico que começava em março (I Cr. 24:10). Foi o mês da concepção de João Batista, (Lc. 1:23-24), que nasceu, pois em abril do ano seguinte. Jesus nasceu seis meses mais tarde, (Lc. 1:26), portanto em plena Festa dos Tabernáculos.”
Mas se Jesus não nasceu em 25 de dezembro, como esta data passou a ser celebrada? Na historia da igreja, durante mais de 300 anos o nascimento de Jesus foi comemorado em diferentes datas: 06 de Janeiro, 25 de março, etc.
Os primeiros cristãos se recusavam a comemorar o nascimento de Jesus, pois consideravam a comemoração de aniversário um costume pagão. Em 354 o Papa Libério de Roma ordenou que o povo celebrasse em 25 de dezembro, provavelmente porque o povo de Roma já comemorava essa data como a Festa de Saturno.
Mas essa data só foi fixada definitivamente por volta do ano 300, a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas nesse dia: a festa mitraica, o natalis invictis solis, a saturnalia, etc.
Tudo um sincretismo religioso promovido por Constantino para tomar o Cristianismo a religião oficial do império Romano.