Geral

Artesãs passam a comercializar diariamente nos principais hotéis de Maceió

11/12/2014
Artesãs passam a comercializar diariamente nos principais hotéis de Maceió

Artesãs alagoanas vão expor e comercializar seus produtos em vários hotéis de Maceió dentro da 6ª edição do Café com Arte (Fotos: Ascom Seplande)

Artesãs alagoanas vão expor e comercializar seus produtos em vários hotéis de Maceió dentro da 6ª edição do Café com Arte (Fotos: Ascom Seplande)

   A 6º edição do Programa Café com Arte tem início nesta quinta-feira (11), seguindo até fevereiro de 2015, nos principais hotéis da capital do Estado. O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que em Alagoas é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), reuniu na quarta-feira (10) artesãs alagoanas que vão participar do evento a fim de prepará-las para a exposição e comercialização dos seus produtos.
Durante o encontro, foram apresentados os resultados alcançados nos últimos anos, assim como as orientações necessárias sobre o desenvolvimento do projeto de forma uniforme com os estabelecimentos parceiros. Para participar das atividades, que acontecem todas as quartas, quintas e sextas-feiras ao longo dos dois meses, os mais de 200 profissionais precisam estar devidamente  uniformizados e identificados com sua carteira do artesão atualizada.
A Seplande fica responsável por supervisionar as ações dos artesãos no evento. Com o objetivo de incentivar o trabalho, a instituição distribuiu aos participantes o material gráfico que vai compor a exposição, além da entrega embalagens para as peças e camisetas padronizadas.
Para a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene  Teles, a chegada da alta temporada é o grande atrativo para o evento, na medida em que assegura maior visibilidade aos artesãos. “Esse é um momento de divulgar e compartilhar nosso trabalho, aproveitar para firmar novos negócios e ganhar mais espaço no mercado. Os hotéis têm sido grandes parceiros dessa ação, ao ceder seu espaço para promover esse segmento produtivo que é tão importante para o desenvolvimento econômico do Estado”, destaca.
Este ano, o evento será realizado em dez hotéis da cidade de forma simultânea, entre eles o hotel Ponta Verde, Ritz Suítes, Brisa Tower, Maceió Mar Hotel, Jatiúca, Enseada e Holiday Inn. Sempre no período do café-da-manhã, as artesãs vão expor em stands localizados próximos aos restaurantes dos estabelecimentos, onde os profissionais se dividem em forma de rodízio. O Bordado Filé, o Bordado Redendê, a Fibra de Ouricuri, o Bordado Ponto Cheio e o Patchwork serão algumas das tipologias expostas.

 Resultados

Em sua última edição, realizada no ano de 2013, o Café com Arte atingiu a marca de 346 profissionais beneficiados por meio de dez grupos produtores. Mais de dez hotéis participaram da ação, que rendeu cerca de R$ 50 mil em lucro de vendas para os artesãos.
Para este ano, a expectativa é que esse número cresça para R$ 65 mil, gerando resultados expressivos no segmento econômico e produtivo dos artesãos.