Geral

Estudantes da rede estadual homenageiam Mário Quintana em Semana Literária

06/12/2014
Estudantes da rede estadual homenageiam Mário Quintana em Semana Literária
Os alunos da Escola Estadual Professor Benedito de Moraes, no bairro do Poço, promoveram homenagens ao poeta Mário Quintana Fotos Valdir Rocha

Os alunos da Escola Estadual Professor Benedito de Moraes, no bairro do Poço, promoveram homenagens ao poeta Mário Quintana Fotos Valdir Rocha

Os alunos da Escola Estadual Professor Benedito de Moraes, no bairro do Poço, promoveram homenagens ao poeta Mário Quintana (1906-1994) durante a segunda edição da Semana Literária da unidade, uma iniciativa da escola em parceria com a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Gerência de Integração Escola e Comunidade (Geico) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), cujo objetivo é estimular o interesse pela leitura entre os estudantes da unidade de ensino.
Durante toda a semana (1º a 05/12), os alunos participaram de palestras, oficinas e diversas atividades que abordaram a vida e obra do poeta. “Procuramos envolver todos os alunos nas atividades do evento para que descubram e se apaixonem pela leitura e literatura brasileira”, conta a diretora da unidade de ensino, Denise Tavares.
Uma das organizadoras do evento, a professora Eliane Sanches comemorou a grande participação dos estudantes em todas as atividades da Semana Literária. “Sentimos que este ano, os alunos estão lendo mais e os livros não param em nossa biblioteca. Inclusive uma aluna nos contou que no próximo Natal vai presentear seus amigos e familiares com livros, o que nos emocionou muito, pois mostra que o trabalho está dando frutos”, diz a professora.
Habilidades artísticas – A Semana Literária também representou uma oportunidade para que os estudantes pudessem se expressar artisticamente e expor seus talentos e habilidades.
É o caso da estudante Andressa Silva, 17 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio, que produziu pequenas caixas de papel “recheadas” com trechos de poesias de Quintana. “Aprendi a fazer estas caixinhas há três anos, durante um retiro de minha Igreja e estou dividindo o que aprendi com meus colegas. Estou amando o evento, é uma chance de conhecermos melhor Mário Quintana e incentivarmos os jovens a lerem mais, pois o mundo sem os livros é vazio”, declara a jovem.
Ao lado de Andressa, seu colega Douglas Santos, do 7º ano do Ensino Fundamental, encantava os presentes com a produção de peças em origami, tradicional arte japonesa que consiste na criação de imagens e objetivos a partir das dobras de papel. “Faço origami há quatro anos e estou gostando muito do evento e de aprender sobre Mário Quintana”, fala o jovem.
Outro jovem habilidoso, Diogo Pereira, aluno do 3º ano do Ensino Médio, também fazia uso do origami, só que para a confecção de flores de papel. Um dos principais entusiastas da Semana Literária, o garoto não perdeu um único dia do evento. “Fiz questão de não perder nada, pois é uma oportunidade de interagir com meus colegas e ter acesso a grandes obras literárias”, frisa Diogo.
Incentivo – A técnica da Geico, Marijose Albuquerque, diz que a Semana Literária da Escola Benedito Moraes integra uma gama de ações que a SEE promove para incentivar a leitura entre os estudantes da rede pública estadual.
“A SEE, por meio de sua Superintendência de Rede, Diretoria de Desenvolvimento de Gestão das Unidades de Ensino e Geico, promove o projeto Leiarte/Tendas do Saber, onde apoiamos projetos e ações de nossas escolas que estimulem a leitura e as habilidades artísticas de nossos alunos. Dessa forma, queremos, com esses projetos, aproximar ainda mais a escola de sua comunidade, bem como aprimorar práticas pedagógicas voltadas à leitura”, explica Marijose.